No dia da Independência, a cidade de Estiva recebeu um evento diferente na Praça Chico do Juca: o Coletivo Cultural Carapuça, com o apoio da Prefeitura Municipal, da Casa Líder e da SJ Almeida Construções, colocou à disposição três telescópios, para que a população tivesse a oportunidade de observar alguns corpos celestes.
Durante a tarde as crianças participaram de atividades. Em uma tenda elas soltaram a imaginação desenhando e pintando temas relacionados ao Universo; seus desenhos foram expostos junto à imagens impressas feitas pelo do telescópio espacial Hubble. No mesmo espaço foram disponibilizados artigos e revistas científicas.
Utilizando um filtro especial para telescópios, o Sol pôde ser observado. O público ficou impressionado ao saber que as manchas solares eram bem maiores que o nosso planeta, podendo, com essa comparação, dimensionar o tamanho da estrela central do nosso Sistema Solar.
Ao anoitecer os telescópios foram apontados para Lua, que estava muito bonita no céu estivense — mesmo que ainda não estivesse completamente cheia. Com uma câmera acoplada a um dos telescópios, foram projetadas imagens do satélite em uma televisão, para que houvesse melhor visualização das crateras lunares. Ao mesmo tempo foram exibidas simulações da NASA, episódios da série da ABC da Astronomia e algumas time-lapses (uma técnica de várias fotos por segundo). Posteriormente todos telescópios foram liberados para observações diretas. Adultos e crianças formaram filas e ficaram fascinados quando contemplaram o planeta Saturno e seus anéis.
O Coletivo Cultural Carapuça tinha como objetivo a divulgação do conhecimento científico, além de estimular a curiosidade da população. E o efeito do evento não poderia ter sido outro: pessoas entusiasmadas com a complexidade dos corpos celestes, desde suas dimensões e as distâncias do Universo. A ciência ganhou seu espaço na cidade e muita coisa ainda vai acontecer.
Por: Anderson Almeida e Vanessa Almeida
Foto: Coletivo Cultural Carapuça.