Durante o ano de 2019, a ONG Soul Animal, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Extrema, executa o projeto “Andorinha”, que tem como objetivo levar conscientização sobre os Direitos dos Animais às crianças de 9 a 11 anos.
O projeto consiste em palestras interativas com as crianças abordando temas de maus-tratos, abandono, cuidados básicos com cães e gatos, a importância da castração e como se tornar um cidadão que respeita a vida dos animais.
Os palestrantes André Armstrong Lorente, médico veterinário do canil municipal, Bella Guima, presidente da ONG, e os Anjos Voluntários da Soul Animal estão finalizando o projeto no Centro de Reabilitação Integrada – CRIE e em 9 escolas municipais programadas e têm recebido retornos positivos dos orientadores, pedagogos e diretores das escolas.
Porém, mesmo o projeto tendo a esperança de construir consciência nas crianças para reduzir as taxas de abandono e maus-tratos no futuro, ainda existe uma população indiferente à adoção responsável, que zele pela saúde e cuidados durante toda a vida do animal, respeitando seus direitos.
O Andorinha surgiu em 2013 e já está em execução desde então, mas apenas em 2018 foi firmada a parceria na aplicação junto ao Centro de Zoonoses. O projeto original tem como abrangência a faixa etária de 3 a 11 anos, e iniciará novas etapas já no ano de 2020.
Para realizar denúncias de maus-tratos disque 190 ou entre em contato com o Centro de Zoonoses pelo telefone (35) 3435-6345.
O ato de castrar o seu bichinho também é uma forma de cuidar e controlar a natalidade e, consequentemente, o número de animais em situação de abandono. Agende a castração gratuita pelo telefone (35) 3435-6245, das 8h às 17h.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema