Ação contou com o apoio das equipes especializadas da Rocca (Rondas Ostensivas com cães) do 20º BPM e apoio da aeronave Pégasus do BRAVE (Base Regional de Aviação do Estado) de Poços de Caldas
Após acionada, a Polícia Militar compareceu a um sítio no bairro Monjolinho em Itapeva/MG, em virtude de terem sido ouvidos disparos de arma de fogo no último dia 6, terça-feira. Ao chegar ao local, em contato com duas testemunhas, estas informaram que quatro indivíduos entraram em uma casa, ainda na madrugada, e mantiveram dois moradores reféns, enquanto aguardavam a chegada de uma terceira vítima, tendo sido relatado que os autores portavam facões e uma arma de fogo. Assim que o outro morador, um homem de 26 anos, chegou ao local, os autores também o renderam no interior da residência e passaram a agredi-lo com socos, chutes, e golpes de facão. Em dado momento a vítima conseguiu se desvencilhar de seus algozes e fugiu por uma janela, enquanto um dos autores efetuava disparos de arma de fogo em sua direção, porém, sem atingi-lo. Na sequência, a vítima foi localizada pelos militares em uma residência, escondida atrás de um balcão, com vários cortes em ambos os joelhos, sendo de pronto acionada a ambulância e a vítima socorrida ao pronto atendimento municipal.
Após a realização dos disparos os autores evadiram por uma mata próxima ao local dos fatos, sendo empreendidos esforços do policiamento, bem como solicitado apoio da equipe da Rocca (Rondas Ostensivas com cães) do 20º BPM e apoio da aeronave Pégasus do BRAVE (Base Regional de Aviação do Estado) de Poços de Caldas.
Durante as buscas as equipes da Polícia Militar tomaram conhecimento de que um dos autores ainda teria obrigado outra vítima a levá-lo até o terminal rodoviário, onde averiguando tal informação, as equipes lograram êxito em capturar o primeiro autor. Em diálogo com o autor, este confessou ser filiado à Organização Criminosa denominada PCC e que teria recebido a missão de matar a vítima, fornecendo as supostas alcunhas dos seus comparsas, os quais teriam participado das agressões.
As vítimas apontaram a participação de outro indivíduo residente na cidade de Itapeva, que atendia por uma das alcunhas informadas pelo primeiro autor preso. Realizada vigilância próxima à residência desse suposto autor, em determinado momento, ele e seu irmão saíram da casa, sendo um deles alcançado e contido pela equipe da Polícia Militar, enquanto o outro conseguiu evadir pelo matagal. Da mesma residência, saíram logo em seguida, mais três suspeitos, que evadiram por um matagal, sendo que um dos indivíduos estava aparentemente armado. Na continuidade das diligências após buscas realizadas em uma residência nas proximidades, um dos suspeitos foi encontrado e capturado pelas equipes.
Ao todo foram presos três autores em flagrante pelo cometimento do crime de tentativa de homicídio.
Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional – 59º BPM