Organize suas Finanças em 2018

Organização é algo essencial nos dias de hoje, seja em uma empresa, um governo ou principalmente quando falamos de finanças pessoais. Conheça dicas simples para melhorar sua saúde financeira.

O primeiro passo para se organizar financeiramente é entender como está sua situação no momento. O indicado por especialistas em finanças para aqueles que estão tentando se organizar, é criar o chamado “Dia do Orçamento”. Separe algum tempo para entender quanto exatamente você ganha, somando salário e outras fontes de renda que você possua. Após listar quanto dinheiro entra todo mês, é hora de organizar suas despesas fixas, como contas e parcelas a serem pagas. Ao fazer isso, você conseguirá saber o quanto de seu orçamento está comprometido e quanto sobra para outros gastos.

Após entender seus limites financeiros é hora de poupar, pois não há organização financeira sem poupança! Defina uma porcentagem de seus ganhos que será destinada ao chamado “Colchão de Segurança”, onde você guardará uma parte do que ganha todo mês (o ideal é começar poupando 10% do que você ganha). Esse dinheiro servirá de reserva para emergências ou até mesmo para comprar produtos à vista, aumentando seu poder de barganha com os comerciantes e assim, te ajuda a economizar.

O próximo passo para quem aprendeu a guardar seu dinheiro, é começar a investir. Existem diversos investimentos disponíveis, e uma dica é conversar com o gerente de seu banco, que poderá indicar o produto ideal para seu perfil de investidor.

Organizar, poupar e investir são hábitos que devem ser cultivados por aqueles que desejam o equilíbrio financeiro e neste caso, a disciplina é essencial para que suas metas sejam atingidas e você não caia nas tentações diárias que encontramos no comércio, portanto mantenha o foco e pense em seu futuro!

Até a próxima!

Por: Tobyas Silva – Estudante de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam