80 professores e alunos de Extrema participaram da cerimônia
Vinte maestros subiram ao palco do Teatro Municipal de São Paulo para anunciar o início do Projeto Orquestrando o Brasil. Ao centro deles, o maestro João Carlos Martins realizador do projeto foi convidando cada maestro a anunciar sua própria cidade, entre eles, dois representavam a primeira cidade fora do estado de São Paulo a fazer parte do programa: Extrema.
Os maestros Cássio Siqueira e Ronaldo Siroque subiram ao palco não apenas diante de um Teatro Municipal lotado, mas diante de uma delegação extremense de 80 pessoas entre alunos, professores e autoridades.
“Desde que o maestro João Carlos anunciou a participação de Extrema neste programa, cada momento é especial, é histórico, é emocionante. E fazemos questão de que os professores, alunos e colaboradores da Cultura vivam isto com a gente”, explica o secretário de Cultura, Pablo Farina a decisão de levar a maior delegação presente no evento.
A escolha do local não poderia ter sido melhor, já que foi no Teatro Municipal de São Paulo que em 1922 na Semana de Arte Moderna, Heitor Villa Lobos se apresentou ao lado de outros artistas do modernismo. “O sonho de ter o Brasil unido por orquestras é de Villa Lobos, mas naquela época ele não conseguiu. Agora, estamos unindo forças para realizar este sonho”, explicou João Carlos Martins durante a abertura.
Em seguida, a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi São Paulo executou algumas peças de seu repertório guardando duas surpresas para o final. Em agosto chegou às telas de cinema o filme “João, o Maestro” que conta a história de João Carlos Martins, dois dos atores, o menino Davi Campolongo e jovem Rodrigo Pandolfo se apresentaram no palco do Municipal.
“Estar num dos teatros mais importantes da Cultura brasileira, assistir uma apresentação da mais alta qualidade e saber que este trabalho será levado para nossa cidade, é algo muito emocionante. Este projeto vai trazer inúmeras oportunidades de desenvolvimento para nossos alunos e professores. Com certeza é um resultado à altura do compromisso que temos com a Cultura em Extrema”, comentou o prefeito, João Batista.
Fonte: Ascom – Prefeitura de Extrema