Série que retrata eventos sobrenaturais em cidadezinha fictícia dos EUA mostra modelos clássicos e icônicos das décadas de 1970 e 1980
Os fãs de Stranger Things estão em festa: a terceira temporada da série estreou na última quinta-feira (4) no catálogo da Netflix. A história se passa na fictícia de Hawkins, em Indiana, nos Estados Unidos. A cidade do interior é cenário para os mais estranhos e assustadores acontecimentos da dimensão alternativa, chamada de “mundo invertido”.
Como bons fãs de carros que somos, fizemos uma lista dos melhores modelos dos personagens da série. Os veículos são, em sua maioria, das décadas de 1970 e 1980.
Atenção! A lista pode conter spoilers!
Ford Pinto (1976)
O subcompacto pertence a Joyce Byers, interpretada por Winona Ryder. A mãe do desaparecido Will (Noah Schnapp) usa esse Ford para rodar Hawkins à procura de pistas que revelem o paradeiro do seu filho.
O modelo, que contava com motor 2.8 V6, foi lançado no começo dos anos 1970 e produzido até 1980. Desenvolvido para o mercado norte-americano, foi até cogitado para ser produzido no Brasil na época, mas os custos de nacionalização eram inviáveis.
Ford LTD (1971)
O modelo 1971 pertence a Jonathan Byers (Charlie Heaton), irmão mais velho de Will. Foi apresentado pela primeira vez em 1965 e chegou a ter quatro gerações.
Não se sabe ao certo o significado da sigla LTD. Uns diziam que era a abreviatura de “Luxury Trim Decor” (algo como “decoração de luxo”), outros identificavam como a sigla da edição limitada do Ford Galaxie.
Na Austrália, há evidências de que, na verdade, a sigla significava “Lincoln Type Design”, traduzido para um design inspirado no Lincoln, outro modelo da montadora. Apesar das especulações, quando o carro foi lançado, aparentemente “LTD” não significava nada.
Sedã de padrão internacional, veio para o Brasil em 1969 e sua proposta era a de um carro de luxo com preço mais baixo que o de concorrentes como o Chevrolet Impala. Era equipado com motor V8 que rendia 192 cv. Parou de ser produzido no começo da década de 1980.
Oldsmobile 442 (1972)
O carro aparece na primeira temporada da série, propriedade de Lonnie Byers (Ross Partridge), ex-marido de Joyce e pai dos garotos.
O muscle car foi introduzido no mercado norte-americano em 1964 e era equipado com motor V8. Foi o último modelo da segunda geração dos 442 e era produzido nas versões cupê e conversível.
Chevrolet K5 Blazer (1980)
O chefe de polícia Hopper (David Harbour) dirige o Chevrolet Blazer, modelo que se encaixa perfeitamente ao personagem. Foi lançado para ser rival do Ford Bronco no fim dos anos 1960.
Era bastante competitivo: tinha tração nas quatro rodas e opções de motor 4.1 de 155 cv, 5.0 de 200 cv ou 5.7 de 255 cv, além de contar com transmissão automática. Deu origem à S-10 Blazer, considerada pela montadora a sua miniatura.
BMW 733i (1981)
Considerado um sedã de luxo, o carro de Steve Harrington (Joe Keery), teve vida curta nos Estados Unidos.
Foi um dos únicos modelos da Série 7 da montadora alemã que foram destinadas apenas aos mercados dos EUA e Japão. Era oferecido com motor 3.3 litros de 197 cv, o único com injeção direta de combustível.
Volkswagen Cabriolet (1988)
Suas aparições na série tiveram fim com a morte de “Barb” Holland (Shannon Purser), melhor amiga de Nancy Wheeler (Natalia Dyer).
Quando lançado, em 1980, era chamado de Rabbit Convertible. Após cinco anos abandonou então o “coelho”, ficando apenas com a denomiação Cabriolet, sendo produzido até 1993. A partir da segunda geração, já passou a usar o primeiro nome que o deixou famoso em todo o mundo: Golf Cabriolet. Ao todo foram produzidas quase 400 mil unidades do modelo nos Estados Unidos.
Toyota Camry Liftback (1984)
O único japonês dessa lista pertencia ao heróico e simpático Bob Newby (Sean Astin), o (ex) namorado de Joyce que aparece na segunda temporada da série. O modelo é da segunda geração do Toyota Camry, que teve fabricação iniciada em 1983.
Com quatro portas, era conhecido pelo seu teto mais caído, lembrando um fastback. Havia versões a diesel ou gasolina, opções com motor 1.8 ou 2.0.
Chevrolet Camaro (1979)
O esportivo mais famoso de todos pertence ao bad boy Billy Hargrove (Dacre Montgomery). Na série, o irmão de Max (Sadie Sink) possui um exemplar da segunda geração do Camaro, de meados da década de 1970.
O muscle car da Chevrolet é o maior rival do Ford Mustang. Chegou ao Brasil oficialmente apenas em 2010, já modernizado, e atualmente está em sua sexta geração. Fontes afirmam que o Camaro atual deixará de ser produzido a partir de 2023.
Volvo 244 DL (1984)
Carro familiar, está nas mãos de Claudia Henderson, mãe de Dustin (Gaten Matarazzo), interpretada pela atriz Catherine Curtin.
O modelo faz parte da série 200, lançada pela Volvo em 1974 e que teve produção duradoura: até 1993. Contava com versões cupê, sedã e perua. Sob o capô da versão 244 DL estava o motor 1.8 de quatro cilindros que rendia 98 cv.
Chevrolet Chevy Van (1978)
Por último, mas não menos importante, não poderíamos nos esquecer das vans do departamento de luz e energia de Hawkins que aparecem na perseguição a Eleven (Millie Bobby Brown) no fim da primeira temporada de Stranger Things.
Na época, as inovações do modelo de 1978 incluiam a grade cromada com seus faróis retangulares integrados, além do painel redesenhado que permaneceu praticamente o mesmo até o fim da produção da van, na década de 1990.
Fonte: Revista Auto Esporte