‘Outubro Rosa’ promove caminhada de conscientização sobre o câncer de mama

outubrorosa_caminhadanolagodotaboao_bragancapaulista2 outubrorosa_caminhadanolagodotaboao_bragancapaulista1 outubrorosa_caminhadanolagodotaboao_bragancapaulista

Na manhã sábado, 19/10, ocorreu mais uma atividade do “Outubro Rosa” em Bragança Paulista: uma caminhada no Lago do Taboão. O objetivo da ação foi de conscientizar a população sobre o câncer de mama, reuniu dezenas de pessoas. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Leme e a vice-prefeita, Professora Huguette, participaram da abertura, bem como da caminhada, que deu uma volta no lago.

O movimento popular Outubro Rosa é um evento realizado internacionalmente, onde a iluminação rosa é tida como símbolo da união da população pela prevenção de saúde feminina. A primeira caminhada foi uma parceria da Prefeitura com a ABCC (Associação Bragantina de Combate ao Câncer) e Instituto Avon. No próximo sábado, dia 26, haverá nova caminhada, às 9h.

Diagnóstico e Prevenção – O câncer de mama ocorre quando as células da mama começam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada, ocasionando a instalação de um tumor maligno. Os principais sintomas são: alterações na pele que recobre a mama, secreção no mamilo e, em alguns casos, o nódulo (caroço) no seio, ou próximo das axilas, acompanhado ou não de dor. É importante ressaltar que somente se atentar aos sintomas, assim como realizar o auto-exame, não descarta, em hipótese alguma, a consulta com um médico e realização do exame preventivo. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre as mulheres e a forma mais eficaz de lutar contra a doença é a prevenção. Quando é diagnosticada mais cedo, aumenta o sucesso do tratamento e, posteriormente, a chance de cura da paciente.

FOTO: Divulgação – DIMP/PMBP

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam