Outubro rosa: Secretaria de Saúde promove ações de conscientização sobre o câncer de mama

Campanha visa prevenção e diagnóstico precoces do segundo câncer mais comum entre as mulheres

Em outubro acontece a campanha mundial do Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar e trazer maior acesso aos serviços de diagnóstico contra o câncer de mama.

A campanha visa a prevenção e o diagnóstico precoces do câncer de mama, que é o segundo câncer mais comum entre as mulheres, tendo sido registrados 2,09 milhões de casos em todo o mundo no ano de 2018.

Todas as mulheres, independentemente da idade, devem observar suas mamas sempre que se sentirem confortáveis (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, a fim de identificar o que não esta normal em suas mamas.

A maior parte dos cânceres de mama é descoberto pelas próprias mulheres, porém, a Secretaria de Saúde de Extrema alerta que o exame das mamas feito pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado para essa atividade.

Na campanha de 2019, a Secretaria de Saúde de Extrema realizou 398 mamografias em mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos. Esse exame é essencial para o diagnóstico precoce, podendo identificar o câncer ainda no início, elevando as chances de cura para 95%.

Para as mulheres que estão na faixa etária de 40 a 69 anos que desejam fazer parte da campanha, basta entrar em contato com a Unidade de Saúde do bairro. Os atendimentos estão sendo realizados presencialmente ou online.

fitas-de-consciencia-de-rosa-com-estetoscopio-sobre-ardosia-em-fundo-rosa_23-2147863615

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam