‘Outubro Rosa’ tem início no município de Bragança Paulista

outubrorosa_bragancapaulista

O mês de outubro é marcado por diversas ações e atividades do Ministério da Saúde, órgãos e entidades que buscam intensificar o diagnóstico precoce e a conscientizar a população para o câncer de mama. O movimento popular ‘Outubro Rosa’ é um evento realizado internacionalmente, onde a iluminação rosa é tida como símbolo da união da população em prol da prevenção da saúde feminina. Em Bragança Paulista, a campanha é realizada pela Prefeitura em parceria com a USF (Universidade São Francisco), Pró-Saúde e a ABCC (Associação Bragantina de Combate ao Câncer).

Ações – Dentre as ações realizadas no município, a Prefeitura de Bragança Paulista, em parceria com a ABCC, Mais Vida e Instituto Avon, promove duas caminhadas que ocorrerão no Lago do Taboão. Nos eventos, que contarão com a participação dos grupos de terceira idade do município e alunos de medicina da USF, serão distribuídas camisetas e outros brindes.

As caminhadas serão aos sábados, às 9h. No dia 19, em parceria com a ABCC e, dia 26, com Mais Vida. O Instituto Avon participará dos dois encontros.Também do dia 21 a 25, as unidades de saúde terão ações educativas para prevenção da doença.Diagnóstico e Prevenção – O câncer de mama ocorre quando as células começam a se dividir e se reproduzir de forma rápida e desordenada, ocasionando um tumor maligno.Os principais sintomas são alterações na pele que recobre a mama, secreção no mamilo, e em alguns casos, o nódulo (caroço) no seio ou próximo das axilas pode vir acompanhado ou não de dor.É importante ressaltar que se atentar aos sintomas e realizar o autoexame não descarta a consulta com um médico e a realização do exame preventivo. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre as mulheres e a forma mais segura contra a doença é a prevenção. Quando a doença é diagnosticada mais cedo, aumenta a probabilidade de sucesso no tratamento e, posteriormente, a chance de cura.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam