Atualmente, existem no mercado várias certificações de construção sustentável, o que impacta diretamente nos projetos de paisagismo. Nesta sequência de artigos vamos mostrar como essa conexão se estabelece e o que os profissionais de paisagismo precisam saber para se manterem atualizados com as certificações e com as demandas de sustentabilidade, que são irreversíveis, ainda mais considerando que a oferta de água potável tem estado bem abaixo do nível de conforto ao qual estamos acostumados. Não pretendemos abrir mãos de nossos jardins, mas tem como mantê-los de uma forma sustentável e dentro dos padrões de certificação.
As práticas convencionais de manutenção de projeto de paisagismo normalmente requerem irrigação e uso de produtos químicos. Já as práticas sustentáveis reduzem o uso de irrigação, pesticidas, fertilizantes e conservam o solo prevenindo a erosão e a sedimentação.
A erosão vinda da precipitação (chuvas) e ventos causa a degradação da propriedade e sedimentação dos corpos de água locais – e áreas com obras podem ser grandes fontes de sedimentação. Perda de nutrientes, compactação do solo e redução da biodiversidade dos organismos do solo podem limitar severamente a vitalidade do paisagismo. A sedimentação causada pela erosão aumenta os níveis de turbidez, o que degrada os habitats aquáticos e a sobreposição de sedimentos em canais hídricos pode reduzir a capacidade de fluxo, causando enchentes.
O paisagismo sustentável envolve o uso ou restauro de plantas nativas ou adaptadas, que requeiram menos manutenção e irrigação e demandam menor uso de fertilizantes químicos ou pesticidas, se comparadas com espécies introduzidas. Dessa forma, o paisagismo sustentável reduz os custos de manutenção ao longo da vida útil do edifício.
Assim, nós paisagistas teremos mais consciência da extensão da nossa atividade e daremos toda informação necessária ao cliente, para que ele possa contratar profissionais mais comprometidos e para que possamos fazer projetos cada vez melhores.
Um abraço verde.
Rita Toscano
Fonte: www.jardineiro.net