‘A ótica (e o som) da ética – como pensar as relações interpessoais a partir do cancioneiro popular’
Aconteceu na noite do dia 24 de julho, no Cine Teatro, uma palestra inspiradora com o Professor Evandro Albuquerque de Andrade, Educador Corporativo & Palestrante Inspiracional, membro da Academia Ubaense de Letras.
A proposta da palestra era a de provocar nos professores uma reflexão sobre algumas condutas pessoais que interferem no cotidiano organizacional, ressaltando valores como ética, profissionalismo, lealdade, iniciativa e responsabilidade. Através de paródias perspicazes, onde todos foram chamados a cantar e o palestrante falou de forma bem humorada por situações e sentimentos presentes no cotidiano como fofoca, mau humor, desânimo, disputas de poder, vaidade, falta de foco, entre outros, sempre almejando e incentivando a conversão de posturas.
A cada tema apresentado, o palestrante fazia provocações a fim de que todos os professores percebessem a importância de sua função e as marcas deixadas em cada ação, mostrando que todos têm um importante compromisso com a educação e com as pessoas, ressaltando as relações interpessoais e seus impactos. Uma reflexão sobre os sentimentos e situações cotidianas.
De acordo com o Secretário de Educação André Koga, ao participar do Simpósio Estadual de Educação na cidade de Divinésia no início de Maio, conheceu o palestrante Evandro Albuquerque e desde então manteve contato para que ele pudesse ministrar esta palestra no início do segundo semestre letivo.
“O palestrante conseguiu através de abordagens bem humoradas e ao mesmo tempo profundas, atingir questões cotidianas que levaram o público à reflexão”, comentou o secretário.
Para finalizar André Koga agradeceu a Editora FTD por viabilizar esse momento tão especial e a toda equipe da SME. “Equipe de peso que conduz os bastidores da Educação Extremense com maestria e excelência”. E parabenizou a todos os professores pelo trabalho de excelência com os alunos da rede municipal de ensino. “Vocês fazem acontecer!”