O trabalho arborizou uma área total de 6.035 m² na E. M. Alcebíades Gilli, no Salto de Cima
Em 14/03, as secretarias de Educação e de Turismo, em parceria com o Projeto Conservador das Águas, promoveram o plantio de 283 mudas de árvores frutíferas na Escola Municipal de Modelo Agrícola Alcebíades Gilli, localizada no Salto de Cima. Ao todo, 128 alunos dos 6º, 7°, 8° e 9° anos do período da manhã participaram da ação e aprenderam sobre técnicas de plantio e cultivo sustentável.
A unidade escolar é a primeira em Extrema no modelo agrícola/pecuário e tem a proposta de oferecer uma experiência técnica que integra educação e natureza. Desta maneira, a Educação e o Turismo uniram forças com o Projeto Conservador das Águas, destaque nacional no fomento de práticas de preservação de mananciais, para iniciar uma nova etapa na implantação do modelo educacional.
A criação de uma agrofloresta tem o objetivo de educar os alunos através de técnicas de plantio para a produção sustentável de alimentos. Unindo no mesmo ambiente a mata nativa e as árvores frutíferas, o projeto incentiva a produção comercial sem deixar de lado as questões ambientais.
A gestora da escola, Janete Reis, acompanhou a ação ao longo de toda a manhã e destacou a importância do trabalho na formação das crianças e adolescentes extremenses, bem como na promoção de um futuro ecologicamente mais desenvolvido:
“O novo modelo da escola agrícola Alcebíades Gilli contribui para que os alunos sejam agentes ativos que valorizem a natureza e que saibam se posicionar nas questões ambientais e seu papel na sociedade. O plantio da agrofloresta foi o marco inicial para que este projeto seja um sucesso em nosso município, demonstrando qualidade de vida para as futuras gerações, preservação da natureza, conservação dos espaços verdes e tudo que é encontrado na natureza e necessário para sobrevivência”, comentou a gestora.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema