Quando alimentar, mais do que essencial ao corpo, passa a agregar nutrientes que fazem bem ao coração e a alma de pessoas, o sabor é outro: muito mais gostoso, contagiante e envolvente. É justamente esta receita, acrescida de uma pitada do ensinar e aprender, além de uma grande porção de solidariedade, que motivaram parceria entre a Fundação de Ensino Superior (FESB) e Associação Bragantina de Combate ao Câncer (ABCC).
Desde quinta-feira (14) quando foi formalizado acordo pelos presidentes Adilson Octaviano (FESB) e Wadad Naief Kattat (ABCC), a FESB, através de seu ambulatório de nutrição (NUTRIFESB), passou, oficialmente, a prestar atendimento nutricional aos pacientes oncológicos cadastrados pela ABCC. O ato foi acompanhado pela fundadora da ABCC (Rita Valle), diretoria acadêmica da FESB (Maria Raquel Negro e Olinda de Cássia Garcia Sando), coordenação do curso de Nutrição (Maria Helena Rodrigues Tartari) e do NUTRIFESB (Taciana Panuncio e Roberta Vono)
“Fazer o bem, faz muito bem”, afirmou Adilson Octaviano, ao acentuar que faz parte da missão FESB a integração com a comunidade e a formação de jovens com uma visão solidária e de cidadania. “É nosso dever social, agradecer o acolhimento recebido da comunidade em que estamos inseridos, com ações que favoreçam o bem estar da população”.
De acordo com a parceria firmada, o atendimento nutricional será prestado pela equipe do NUTRIFESB (nutricionistas, juntamente com alunos do 7º e 8º semestre do curso de Nutrição) na própria sede da ABCC. O objetivo é fazer a avaliação nutricional e realizar um planejamento alimentar individualizado que ofereça todos os nutrientes necessários à pessoa portadora de câncer durante seu tratamento. Também estão previstos orientação e acolhimento no pré-tratamento (cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia alvo e terapia anti-hormônio); promoção de projetos educativos junto à comunidade com temas pertinentes a prevenção e tratamento do câncer; educação continuada das equipes de saúde e atendimento domiciliar. O serviço será oferecido de forma gratuita. Mas, a presidente da ABCC, lembra que toda doação voluntária é bem-vinda.
ABCC
Fundada em 2003, por um grupo de pessoas que compartilhavam o ideal de minimizar as dificuldades encontradas por indivíduos portadores de câncer e seus familiares, um dos principais trabalhos realizados pela ABCC é com o voluntariado, no corpo a corpo com os pacientes com câncer no Centro de Oncologia da cidade. A associação tem mais de 650 usuários cadastrados, tendo seu trabalho fidelizado em atendimentos nas áreas de assistência social, psico-oncologia, fisioterapia, assessoria jurídica, além de serviços como suporte em alimentos, suplementos alimentares, kits de higiene, fraldas, próteses etc .
Fonte: Ascom – FESB