A colaboração das marcas ocorre através de incentivos fiscais, por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura
Inaugurado no último dia 02/12, o Natal Encantado 2023 tem maravilhado não apenas os moradores de Extrema, mas também os visitantes que vêm aproveitar o clima natalino no Sul de Minas. Para isto, a Prefeitura Municipal de Extrema conta com a parceria de empresas, por meio de leis de incentivo à cultura, que têm colaborado com o evento, seja no patrocínio, apoio, realização ou produção.
A edição 2023 foi realizada pela Prefeitura de Extrema, com o patrocínio da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Panasonic, Grupo Multi, Bauducco, Sigma Aço: Fabricantes de Tubos de Aço e Fagor Ederlan Group; com o apoio da Force Line e Katiguá; Produção e Gestão da Nossa Senhora das Produções, Nossa Produtora Experiências Criativas, Natal Mineiridade; e realização do Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal.
A Panasonic, líder global em tecnologias inovadoras, destaca que a empresa busca promover o bem-estar sustentável e duradouro por meio dos seus produtos, tecnologias, serviços e soluções. Para a marca, o Natal é a época perfeita para criar memórias ao lado daqueles que amamos:
“Desembarcamos em Extrema em 2012 e, desde então, além de produzirmos geladeiras e máquinas de lavar roupa, também buscamos nos aproximar da comunidade local e apoiar iniciativas sustentáveis. O Natal é um momento de celebração e união e ficamos felizes de estarmos presentes nesse momento em que tantas memórias são criadas”, disse o vice-presidente da Panasonic do Brasil, Sergei Epof.
Neste final de ano, o Grupo Multi reforça que a época natalina fortalece a união entre as comunidades e ressalta a importância de fomentar a cultura no Natal, período celebrações e experiências únicas:
“Através do patrocínio do Grupo Multi, estamos entusiasmados em fazer parte e contribuir com as celebrações em Extrema, oferecendo experiências que não apenas iluminarão a cidade, mas também unirão os corações, tornando esta temporada festiva ainda mais encantadora”, finalizou o CEO do Grupo Multi, Alexandre Ostrowiecki.
Leis de Incentivo à Cultura
Essa parceria é viabilizada graças a duas importantes leis voltadas ao fomento cultural. A Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) permite que as empresas de Lucro Real possam incentivar projetos culturais de diversas áreas, por meio do investimento de 4% do Imposto de Renda (IR).
Já a Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais permite que o empresário destine parte do seu Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços (ICMS) para projetos culturais e esportivos. Em ambos os casos, os projetos, como é o caso do Natal Encantado de Extrema, devem estar devidamente inscritos e aprovados nos termos das leis.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema