Os alunos do Projeto Parlamento Jovem de Extrema se reuniram na última quarta-feira, 31, para iniciar uma preparação para a próxima etapa do projeto, a Plenária Regional.
Assim como já foi feito nos municípios, os alunos das cinco cidades que compõem o pólo Sul de Minas I (Extrema, Cambuí, Camanducaia, Córrego do Bom Jesus e Gonçalves) irão se reunir no próximo dia 8 de agosto, na Câmara de Cambuí, para discutir e votar propostas sobre o tema “Discriminação Étnico-Racial”.
Até essa etapa, os alunos do município de Extrema puderam passar por diversas oficinas de formação política e temática, onde aprenderam conceitos sobre Estado e Política, assim como desigualdades geográficas de nosso país.
“Essa etapa é a conclusão de um processo de trabalho em rede. Esse tipo de projeto é extremamente produtivo, pois dá aos alunos a possibilidade de discutirem não só os problemas municipais como os regionais. É uma construção coletiva que também gera soluções e mostra para a sociedade que o jovem deve ter espaço na política”, disse o coordenador da Escola do Legislativo Felipe Porto.
Vereador no Conselho Curador da Escola do Legislativo de Extrema, Danilo de Morais foi quem trouxe o projeto para a cidade no ano de 2013. Para ele, é importante para o processo democrático que, cada vez mais cedo, o jovem esteja inserido na sociedade e tenha noção de como desempenhar seu papel na vida da comunidade, já que o mesmo pode se tornar parte da solução para os problemas sociais que estão em cena.
“Fico feliz que a cada ano mais jovens se interessem em participar de programas de educação política-cidadã como o Parlamento Jovem de Minas. Em um futuro breve estaremos colhendo os bons frutos desse trabalho”, finalizou Danilo.
Fonte: Câmara de Extrema