Parlamento Jovem de Minas realiza etapa estadual em Belo Horizonte

Entre os dias 18 a dia 20 de setembro, aconteceu em Belo Horizonte a etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas, etapa na qual estiveram presentes mais de noventa municípios mineiros.

Alunos e coordenadores representaram suas respectivas cidades e Câmaras Municipais. Desde o mês de março foram realizadas palestras, debates e elaboração de propostas que foram discutidas e votadas pelos estudantes em etapas municipais e regionais, sempre relacionadas com o tema “Discriminação Étnico-Racial”, que foi escolhido pelos próprios alunos como o tema de 2019.

Essa foi a 16ª edição do projeto, em Extrema ele acontece desde 2015, promovido pela Câmara Municipal através da Escola do Legislativo. Na plenária estadual deste ano nossa cidade foi representada pelo aluno Fernando Cassiano Silva da E.E. Alfredo Olivotti, e os Coordenadores, Felipe Porto (Assessor Pedagógico da Escola do Legislativo) e Felipe José Faria do Nascimento (Assessor Parlamentar).

Os protagonistas deste projeto são os alunos de ensino médio, que desenvolvem uma formação de conhecimento político e temático durante o ano todo, além de uma aproximação com as questões políticas do município.

Durante o evento os alunos foram divididos em subgrupos, onde discutiram subtemas relacionados ao tema principal “Discriminação Étnico–Racial”, afinando as propostas que foram votadas na plenária final, na Assembleia Estadual de Minas Gerais, gerando um documento final que foi entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG.

Na ocasião, os alunos discutiram e votaram também o tema do Parlamento Jovem de 2020, que será o “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.

“O Parlamento Jovem é um projeto muito importante para formação e educação política dos jovens da cidade, pois além de estimular a participação popular, aproxima Extrema com outros munícipios mineiros e com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais”, concluiu o coordenador Felipe Porto.

Fonte: Câmara de Extrema

1

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam