A Paróquia do Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre/MG (popularmente conhecida como Santuário de Pouso Alegre) foi elevada à categoria de Santuário numa solenidade da Imaculada Conceição. A missa recebeu fieis de toda a região.
A celebração eucarística foi presidida pelo arcebispo de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, que oficializou a classificação da paróquia para Santuário. Para a elevação, diversos critérios foram levados em conta como a importância do local para os devotos e a quantidade de visitantes que peregrinam na igreja durante o ano, sobretudo na busca pelo sacramento da penitência.
O pároco do Imaculado Coração de Maria, padre Heitor de Menezes, torna-se o primeiro Reitor do Santuário e com grande alegria conta que os fiéis da cidade esperavam pelo há muitos há anos. “Existe um clima de alegria e expectativa aqui na cidade. Há muito tempo os fiéis e nós da igreja desejamos esse título, uma vez que sempre esse templo foi conhecido e chamado pelo povo como Santuário, o que agora acontece oficialmente. Por isso desde a minha vinda para Pouso Alegre, ampliei o quadro de celebrações e procurei dar uma dinâmica mais devocional as atividades da paróquia, tendo em vista que para receber o decreto de Santuário, precisaríamos ter de fato um movimento que justificasse”, afirma.
“Essa titulação marca agora o início de uma nova etapa para honrar o título que recebeu da Igreja como lugar sagrado do encontro com Deus através do imaculado Coração de Maria. Agora, queremos convocar a todos o devotos da Mãe de Jesus para se mobilizarem na campanha da reforma do templo que necessita de reparos urgentes. Dessa forma, o cuidado com a Casa da Mãe, Santuários do filhos, proporcionará aos inúmeros fiéis encontrar no Imaculado coração de Maria, sobretudo, lugar do encontro com Deus no Sacramento da Eucaristia e no Sacramento da penitência. Por isso, este lugar se torna cada vez mais sagrado. Vamos juntos restaurar o Santuário!”, conclui o religioso.
FOTO: Divulgação/Santuário de Pouso Alegre