Falecida aos 105 anos, Dona Albertina foi a benzedeira mais conhecida de Extrema, tendo abençoado a população por mais de 80 anos
O futuro atrativo turístico Parque do Cristo Redentor, que integrará o Complexo Ajuruoca, receberá o nome de “Albertina Coutinho Barbosa” em homenagem à benzedeira mais antiga da cidade, falecida no dia 20 de julho de 2024. A nomeação foi oficializada no último dia 08/10, data em que a Lei nº 5.095, assinada pelo representante do Poder Executivo, foi publicada na Imprensa Oficial do Município.
O monumento do Cristo será um dos elementos que irão compor o Complexo Ajuruoca, localizado em bairro de mesmo nome, que contará com diversos projetos, como o novo Portal da Serra, as 14 estações da Via Sacra e a Estrada Turística. O atrativo da Secretaria Municipal de Turismo visa ampliar a atividade turística na cidade, diversificar a economia e promover o desenvolvimento local.
Com 33 metros de altura, a escultura foi projetada desde o início para homenagear Dona Albertina, benzedeira que abençoou o povo extremense por mais de 80 anos, sem nunca fazer qualquer distinção. Foi ela, considerada por muitos como “santa”, quem solicitou a construção de um cruzeiro que ficasse num local alto para que, conforme ela, todas as bênçãos recaíssem sobre Extrema.
Segundo a Lei, o local será denominado “Parque do Cristo Redentor – Albertina Coutinho Barbosa”, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo. Quando inaugurado, o Poder Executivo Municipal providenciará a colocação de placas indicativas e realizará a devida comunicação aos órgãos competentes num prazo de até 90 dias.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema