Ação faz parte do combate ao mosquito Aedes aegypti, monitorando áreas como terrenos baldios e locais de difícil acesso
A Secretaria Municipal de Saúde informa que na próxima quinta-feira, 30/05, das 13h30 às 16h30, parte da zona urbana do município de Itapeva será mapeada por drones como suporte às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Devido ao grande número de casos de dengue no período 2023/2024 em todo o Estado, o Governo de Minas Gerais está financiando um projeto de caráter transitório que conta com contratação de serviço que inclui o uso de VANT (veículos aéreos não tripulados), conhecidos como “drones” a serem utilizados nos municípios através de consórcios intermunicipais de saúde.
Este tipo de equipamento irá complementar as ações das equipes de combate às endemias no sentido mapear e monitorar locais como terrenos baldios, telhados e áreas urbanas de difícil acesso. Isso permite que as equipes de controle de vetores possam agir de forma mais precisa e direcionada, eliminando os focos de reprodução do mosquito. Desse modo, há um aumento da capacidade de vistoria para detecção de risco e a otimização do direcionamento dos agentes de combate a endemias.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Itapeva