Querido leitor, neste maravilhoso dia venho lhe passar mais uma dica importante sobre seus direitos como consumidor. Você sabia que o bilhete de ônibus é válido por 1 (um) ano?
Pois bem, se por algum motivo não for possível você viajar mesmo com passagem já comprada, não se preocupe! Os bilhetes de passagens adquiridos tem validade de 1 (um) ano a partir da data de sua emissão, mesmo que tenha data e horário marcado.
Você consumidor tem a escolha de utilizá-lo futuramente (dentro do prazo de validade), ainda que o preço da passagem tenha aumentado, ou também é sua opção solicitar o reembolso do valor pago pela passagem sem qualquer cobrança de multa; basta manifestar sua vontade antes de embarcar no ônibus e a empresa tem o prazo de até 30 (trinta) dias para realizar o reembolso.
Portanto, não se preocupe! Se você comprou a passagem e não irá realizar a viagem por qualquer motivo, exerça seu direito de arrependimento.
Um grande abraço a todos vocês, assíduos leitores desta coluna, que a cada semana lhe traz valiosas informações sobre seus direitos como consumidor.
Rodrigo Leça é estudante assíduo do curso de Direito na FAEX (Faculdade de Extrema). Atualmente trabalha no Procon de Extrema/MG (Órgão de Defesa do Consumidor), além de aperfeiçoar seu aprendizado em um escritório de advocacia local. Recentemente participou do Encontro Técnico dos Procons de Minas Gerais; Realizou diversos cursos como PNL – Programação Neuro Linguística; Habilidades Sociais; Relações interpessoais; Lealdade e Assertividade, pela EDS PROATIVA; Liderança, Ética e Integração de Pessoas – FAEX; Excelência em atendimento ao Público – SENAC; No ano de 2012 recebeu da Câmara Municipal de Extrema moção de mérito pelo excelente trabalho realizado em prol da população; e em sua jornada recebeu das mãos do Presidente da empresa Coca-Cola do Brasil, o diploma de reconhecimento à dedicação e comprometimento à crianças com dificuldades especiais em aprendizagem. Atualmente, Rodrigo Leça é colunista do Jornal O Registro Sul de Minas e Região Bragantina, onde todas as semanas traz novidades a cerca dos direitos e deveres como cidadãos.
As passagens de ônibus adquiridas tanto no guichê das rodoviárias quanto na internet têm a mesma validade.
E já que é pra viajar, eu sempre adquiro antecipadamente minha passagem na ClickBus.