Com o intuito de valorizar a história e a cultura de Atibaia, a FAAT, em parceria com a Paróquia São João Batista, apresenta a exposição “Senhores e Escravos”. A mostra reúne artefatos escravagistas e peças decorativas do Museu Santa Madre Paulina, e permanecerá aberta à visitação na Biblioteca Professor João Pereira Dias, Campus Dom Pedro, até 12 de junho de 2015. A ideia da exposição surgiu a partir do interesse do Monsenhor Giovanni Barrese em divulgar tão importante acervo à comunidade acadêmica e ao público em geral.
O Museu Santa Madre Paulina, localizado na parte superior da Igreja Nossa Senhora do Rosário, foi fundado em 2004 pelo Padre Eugênio Luiz Bertti e reúne acervo do período escravista de Atibaia, que foi doado quando da restauração da Igreja Matriz São João Batista.
A escolha do local para receber o acervo deu-se pelo fato de a Igreja do Rosário estar ligada diretamente ao processo de escravização, pois foi edificada por negros escravos. As peças vieram de fazendas de Atibaia e região, do Solar Júlia Ferraz (Casarão), doação de amigos e acervo particular do Padre Eugênio Bertti.
A fundação do museu
Em entrevista, Lilian Vogel, gerente de Folclore e Cultura Popular da Prefeitura de Atibaia e Membro das Comissões Paulista e Nacional de Folclore, contou que, quando o Padre Eugênio assumiu a paróquia de Atibaia, deu início a uma campanha de restauro da Igreja Matriz São João Batista.
Com todo o movimento em prol da restauração, muitas pessoas decidiram doar peças sacras e artefatos do período escravagista para a campanha. Diante de muitas doações, ficou decidido, então, que seriam criados dois museus: o de Artes Sacras, que foi instalado no piso superior da Igreja Matriz São João Batista, e o da Santa Madre Paulina, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, que recebeu as doações do período escravagista.
Atualmente o Museu de Arte Sacra ocupa um espaço com melhores condições de visitação e apreciação das peças no Museu Municipal João Batista Conti, em contrato de comodato.
Serviço:
Exposição “Senhores e Escravos”
Local: Biblioteca Professor João Pereira Dias, Campus Dom Pedro –FAAT.
Visitação: Até 12 de junho de 2015.
Endereço: Estrada Municipal Juca Sanches, 1050 – Boa Vista – (11) 4414 4140. Entrada franca.
Fonte: Assessoria de Imprensa FAAT