É a terceira vez consecutiva que o turismo de Extrema/MG ganha notoriedade por sua excelência na prestação dos serviços e potencialidade gestora. A gerência turística da Prefeitura Municipal foi habilitada pelo ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) Turístico com nota dez – que é a pontuação máxima deste índice.
O resultado foi publicado pela Setur (Secretaria de Estado de Turismo) em lista divulgada dos municípios mineiros habilitados a receber parcela do ICMS Turístico em 2014. A inclusão do critério Turismo no ICMS em Minas Gerais é uma ação inovadora no Brasil e foi o resultado de esforço coletivo das Associações de Circuitos Turísticos do estado e da que através desta estratégia visa promover a descentralização de recursos e tem por objetivo estimular a implementação de uma gestão municipal voltada para o turismo, além de incentivar o aumento dos investimentos no turismo local, promover melhorias nos serviços, aumentar o potencial turístico, oferecer mais atrações e, assim, fortalecer o turismo no interior de Minas Gerais e oferecer produtos turísticos que estimulem os viajantes a permanecer por mais tempo nos destinos.
Ana Paula Odoni, turismóloga e gerente da Secretaria, diz que os requisitos para habilitação de um município ao ICMS são: “A participação em uma associação de circuito turístico e, no caso, Extrema está inserida no CTSV – Circuito Turístico serras Verdes do Sul de Minas –; reconhecida pela Setur nos termos do Programa de Regionalização do Turismo de Minas; ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo; possuir o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) em funcionamento e possuir FUMTUR (Fundo Municipal de Turismo), em funcionamento”.
No caso de Extrema, o sucesso na habilitação foi resultado das ações empreendidas no decorrer do ano pela administração municipal, o envolvido de toda a cadeia produtiva do setor, COMTUR, CTSV e Habitus Consultoria. “Foi uma ação conjunta que envolveu a gerência de Turismo e demais parceiros. Trabalhamos não somente renovar a habilitação, conseguida pela primeira vez em 2011, mas também promover a execução do PMDTS (Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo Sustentável de acordo com a política estadual e federal de turismo vigentes a fim de promover o turismo no município”, explica Ana Paula. Ela finaliza: “Gostaríamos de agradecer a cada um que vem contribuindo para elevar a qualidade do nosso setor e que trabalhou conosco para que pudéssemos cumprir prazos e metas para a habilitação de Extrema”.