Perugini intensifica articulação para liberar aeroporto de cargas

aeroporto_pousoalegre
A Prefeitura de Pouso Alegre/MG intensificou a articulação política junto aos órgãos nacionais de Aviação Civil para liberar a construção de um aeroporto internacional de cargas na cidade. O prefeito, Agnaldo Perugini, e o deputado federal, Odair Cunha, ampliaram suas agendas em Brasília/DF para tratar do tema. Nas últimas duas semanas, estiveram reunidos com o ministro da SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil), Moreira Franco, e técnicos das duas pastas.Para conseguir o sinal verde da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e da SAC, o município precisava apresentar o projeto de construção do aeroporto, conforme as especificações técnicas dos órgãos – o que foi feito pela empresa responsável pelo empreendimento, e criar, por meio de lei municipal, uma zona aeroportuária. As exigências foram atendidas. Agora, o município aguarda apenas a avaliação final dos órgãos para obter a liberação.

No encontro com Moreira Franco e técnicos da SAC, os políticos obtiveram indicações de que o processo de liberação está bem encaminhado. “Foram encontros bastante positivos. É um processo detalhista por se tratar de um investimento que envolve temas complexos. Mas as indicações que tivemos dos técnicos e do ministro é que o processo de liberação caminha muito bem”, conta o prefeito Agnaldo Perugini. A expectativa é que a liberação dos órgãos de aviação civil saia ainda este ano.

Aeroporto internacional de cargas – Se aprovado pela ANAC e SAC, o aeroporto de cargas de Pouso Alegre deve figurar na lista dos primeiros empreendimentos do setor com capital inteiramente privado. Apresentado pela empresa B. Square em fevereiro deste ano para a Prefeitura, o aeródromo deve ocupar 4 milhões de metros quadrados, às margens da BR-381 (Fernão Dias). A área fica no bairro Curralinho, na zona rural do município. Pelo projeto, o aeroporto será exclusivo para o transporte de cargas.

A pista de pouso terá três quilômetros e 45 metros de largura. Dimensões que lhe dão capacidade para receber um Boeing 747. O projeto também prevê pista para manobras, galpão logístico, pátio de estacionamento para descarga de aeronaves e caminhões e uma área de manutenção mecânica.

A empresa que pretende levar à frente o projeto possui uma larga experiência no ramo. A B. Square foi responsável pela construção de aeroportos ao redor do Globo como o de Dubai e de Miami. Está nos planos da empresa ainda a construção de um condomínio logístico. As empresas ali instaladas poderiam aproveitar o terminal para distribuir cargas para outros estados e países.

FOTO: Divulgação – ASCOM/PMPA

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>