Pilates em Mulheres com Incontinência Urinária

Incontinência Urinária é a perda involuntária da urina pela uretra, atinge mais da metade das mulheres adultas e está aparecendo cada vez mais entre as mulheres mais jovens, que infelizmente, por constrangimento ou por pensarem ser normal, são poucas as que procuram tratamento.

Uma das técnicas que vem ganhando destaque no tratamento e prevenção da incontinência urinária é o Pilates, pois seus principais objetivos são ganho de força muscular dos MAP (músculos do assoalho pélvico) e consciência corporal.

O Método Pilates  é a melhor opção de tratamento para esses pacientes, pois consiste em uma série de exercícios de baixo impacto que trabalham o corpo de forma harmoniosa, sempre levando em conta as restrições e limites de cada aluno.

Durante as aulas de Pilates trabalhamos muito a ativação do Powerhouse, que inclui as musculaturas mais profundas como os da coluna, da região abdominal, do diafragma e assoalho pélvico.

Com a ativação constante dessas musculaturas a aluna sentirá vários benefícios, dentre eles, a tonificação do períneo que é a base de sustentação da bexiga. Com músculos mais fortes a mulher vai ter um maior controle da urina e menores são as chances de vir a ter a incontinência urinária e fecal.

Além de fortalecida, a região pélvica se torna mais flexível o que é muito importante na manutenção da postura correta, pois quando os músculos se encontram fracos e pouco flexíveis levam o individuo a adquirir uma postura inadequada, ocasionando instabilidade e dor lombar.

Se você se interessou pela matéria e conseguiu identificar que possui incontinência urinária – por mais leve que ela seja – agende uma aula experimental aqui no Stúdio Pilates Corpo em Equílibrio e tenha muito mais qualidade de vida.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>