A Energisa Sul-Sudeste informa que a interrupção do fornecimento de energia elétrica que afetou o município de Extrema, no fim da manhã desta terça-feira, dia 18/07, foi causada por uma pipa que ficou presa na rede elétrica.
O acidente ocorreu em um trecho da rede elétrica próxima ao hospital da cidade, onde foram encontrados cabos da rede entrelaçados por uma pipa, o que provocou curto-circuito danificando equipamento no local.
Para restabelecer o atendimento, foram efetuadas manobras no sistema elétrico, e às 12h04, grande parte dos clientes atingidos tiveram o fornecimento de energia normalizado. Às 14h46, todo o sistema estava normalizado.
O desafio de achar um espaço aberto, sem rede por perto, nas áreas urbanas das cidades para soltar pipa é grande. Por esse motivo, a Energisa Sul-Sudeste chama a atenção dos responsáveis, como os pais, para que crianças e jovens não se exponham aos riscos e possam brincar com mais segurança.
Jamais tente recuperar uma pipa presa aos fios ou equipamentos da rede elétrica. Caso uma pipa enrosque em fios, não tente retirá-la. É melhor fazer outra. E jamais use canos, vergalhões ou bambus para alcançá-las ou desenrolá-las.
Os locais mais seguros para a brincadeira são parques, praças e áreas abertas sem risco da pipa ficar presa na rede elétrica e de pessoas e crianças sofrerem um acidente.
Fonte: Ascom – Energisa Sul-Sudeste