Na última quarta-feira, dia 26 de setembro, a Secretaria de Turismo lançou, no Cine Teatro, o Plano de Marketing Turístico de Extrema após o projeto ter sido idealizado anos atrás.
Somente nesta gestão, que elevou a antiga Gerência de Turismo ao posto de Secretaria Municipal, é que o plano pôde finalmente ser elaborado. A atual administração se comprometeu a transformar o turismo na segunda economia de Extrema, e o plano de marketing é um dos primeiros passos concretos para que isso se realize.
Todo o processo de elaboração do Plano de Marketing foi desenvolvido de forma participativa, com envolvimento da comunidade e de empresários locais, entidades de classe e trade turístico, sendo os avanços mensalmente apresentados e debatidos em reuniões periódicas com a Secretaria de Turismo e a instância de governança local, COMTUR, para dar ciência e colher sugestões e validação de cada etapa do trabalho.
Durante esse período o levantamento de informações para a elaboração do Plano de Marketing Turístico de Extrema promoveu debates, entrevistas, oficina e reuniões com os representantes dos órgãos públicos e setor privado, visando o envolvimento de todas as partes que trabalham em prol do turismo local.
O Plano de Marketing constitui no instrumento fundamental para orientar a evolução consistente e sustentável da atividade turística e do destino no desenvolvimento de ações coordenadas de marketing com objetivos precisos e que contribuam para o posicionamento efetivo do destino turístico de Extrema.
O Plano está embasado nos resultados obtidos e consolidados dos estudos já realizados no Plano Diretor Municipal, Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável – Rotas Turísticas 10 anos (2017-2020) e Plano de Governo (2017-2020), no mapeamento participativo (vivência), nas pesquisas de gabinete, de campo e oficina colaborativa de diagnóstico, com enfoque na valorização da oferta turística e na criação das estratégicas de divulgação do destino Extrema.
Um dos principais diferenciais da metodologia da GKS Negócios Sustentáveis, empresa que elaborou o Plano de Marketing, concentra-se na construção coletiva do conhecimento, nas alianças estratégicas de cooperação, no reconhecimento das capacidades e potencialidades locais, e na visão da necessidade de promoção integrada do turismo.
De acordo com a secretária de turismo Ana Paula Odoni – Poli, o olhar para o turismo como segunda economia do município foi uma grande estratégia da atual administração para o desenvolvimento turístico de Extrema. “Quando um prefeito assume na sua plataforma de governo, transformar o turismo como segunda economia, isso faz toda diferença no processo”, comentou.
Para o prefeito municipal João Batista da Silva, o lançamento do Plano de Marketing Turístico é muito importante para o município e ter esse trabalho profissional, como o plano de Marketing é fundamental e Extrema merece esse desenvolvimento sustentável no turismo. “Extrema se desenvolveu no ponto de vista industrial de forma eficiente, é a cidade que mais se desenvolveu no Sul de Minas e é destaque a nível estadual, quando se fala em industrialização. E o turismo não poderia ser diferente, se não estiver presente na gestão não conseguimos fazer nada, é preciso além de condições econômicas, é preciso vontade, por isso o slogan Inovação e Gestão de Resultados, isso pesa bastante, mas foi um slogan construído dentro de um alicerce muito forte e estamos correndo atrás. Esse lançamento é o exemplo disso”, enfatizou.