A Câmara Municipal de Cambuí realizou na noite de quinta-feira, 16 de junho, a Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Minas 2016. Este projeto é uma realização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em conjunto com a PUC-Minas e das Câmaras Municipais. O projeto criado em 2004, reúne 47 câmaras mineiras este ano.
O Parlamento Jovem é formado por jovens estudantes do ensino médio e tem por objetivo debater noções de cidadania e política. Durante três meses, os 15 participantes em Cambuí puderam conhecer mais sobre o funcionamento do Poder Legislativo, suas funções e os reflexos da política na vida do cidadão.
O ponto alto desta primeira parte do projeto foi a realização da Plenária Municipal. Neste momento os jovens apresentaram propostas para o tema Mobilidade Urbana. Ao todo foram 20 proposições aprovadas que irão compor o documento final para o município. Além disso, seis delas foram priorizadas pelos jovens e seguirão para a segunda etapa do projeto, a Plenária Regional, que ocorrerá na cidade de Ouro Fino, no dia 15 de julho. As propostas encaminhadas por Cambuí se juntarão as enviadas por Extrema, Monte Sião, Santa Rita de Caldas, Andradas e Ouro Fino, que são os municípios que compõem o Polo Sul de Minas I.
Dentre as propostas apresentadas estão a criação de Disque Denúncia, onde o cidadão poderá informar irregularidades em questão relacionadas a infraestrutura de transportes e mobilidade; a inclusão do tema ‘educação no trânsito’ na grade curricular do Ensino Fundamental; criação de assembleias de participação popular para tratar de mobilidade urbana e o incentivo ao uso de bicicletas.
A condução dos debates e a discussões das propostas foi conduzida pelos próprios estudantes. Segundo Lucas Melo, 15 anos, a experiência foi ótima. “Valeu muito a pena participar e conhecer um pouco mais sobre a política. Eu já gostava, agora passei a gostar mais”, disse.