No último domingo, 15 de fevereiro, a Polícia Militar do Meio Ambiente de Extrema realizava patrulhamento ambiental de fauna no Bairro dos Tenentes e ao se deslocarem por uma estrada estreita e cheia de obstáculos, os militares observaram um objeto acoplado a um galho de uma árvore. Ao se aproximarem, os militares constataram que o objeto avistado se tratava de um alçapão, o qual estava armado. Diante do fato, os militares realizaram contato com a proprietária do terreno e pediram a mesma que os deixassem adentrar em sua propriedade.
Durante a fiscalização a equipe realizou uma busca detalhada pelas dependências internas da propriedade, até que os militares localizaram no interior de um cômodo anexo a cozinha, 3 gaiolas, as quais continham em seus respectivos interiores pássaros da espécie Sporophila caerulescens (Coleirinho). Em continuidade as buscas, os militares localizaram pendurada em uma árvore, outra gaiola com mais um pássaro, que estava com um alçapão armado, pronto para capturar outro pássaro.
Os militares localizaram também escondida em um colchão de casal, 1 pistola de marca e calibre indefinidos, alimentada com um carregador, o qual continha 6 munições intactas. Escondido em meio a um cobertor foi localizada 1 espingarda polveira, sem marca e número de série definidos.
Diante da situação, foi perguntado à testemunha a quem pertencia todos os pássaros e armadilhas encontrados, e de imediato a mesma respondeu que eram pertencentes ao seu marido.
De posse das informações referentes às vestimentas e características físicas do elemento, a equipe realizou uma intensa busca na área central do município, porem não foi possível localizar o autor. As armas e munições apreendidas foram encaminhadas a sede da Delegacia de Polícia Civil de Extrema e os pássaros foram devolvidos ao seu habitat natural.