No dia 25/02, a Polícia Militar de Extrema recebeu uma denúncia anônima, informando que no bairro Jardim Nova Extrema um morador estaria plantando maconha.
A Polícia foi ao local e identificou vasos de plantas com a espécie cannabis sativa, popularmente conhecida como folha de maconha. A polícia acionou o proprietário da casa e este alegou é usuário da substância maconha e que a droga que estava plantada era para seu consumo próprio.
A Polícia apreendeu os vasos que continham a planta proibida e realizou a prisão do morador da casa, pelo plantio de matéria prima para preparação de drogas.
A ocorrência serve de aviso para aqueles que entendem que o plantio para uso próprio não gera problemas com a justiça. Quem semeia, cultiva ou colhe, de forma ilegal ou irregular, a planta que dá origem a droga, pode ser processado por crime semelhante ao tráfico de drogas.
A situação é diferente do caso onde a pessoa esteja portando a droga já preparada. O plantio incorre na necessidade de um processo de preparação da substância para que ela esteja pronta para uso, o que pode colocar o autor em uma condição penal semelhante ao do crime de tráfico de drogas, conforme previsto na Lei 11.343, de 2006.
Foto: PMMG