Houve ainda apreensão de armas de fogo nas ocorrências atendidas no último final de semana nas 5 das 9 cidades pertencentes ao Batalhão
A sensação de segurança, atributo este que a Polícia Militar certamente conseguiu trazer ao povo do Sul de Minas Gerais, já se pode ser sentida nas cidades do 59º BPM, uma vez que somente neste último final de semana, 15 e 16 de agosto, os militares que desempenharam serviço retiraram de circulação uma grande quantidade de entorpecentes, apreenderam duas armas de fogo e deram voz de prisão a 6 autores, sendo um menor de idade, que traficavam drogas nas imediações das cidades de Extrema, Itapeva, Cambuí, Bom Repouso e Córrego do Bom Jesus.
Somente no sábado (15), houve um grande número de denúncias que delatavam os principais pontos de tráfico de drogas, sendo possível apreender ao todo 17 papelotes de cocaína, várias sementes de maconha, 6 pedras de crack, uma pedra bruta da mesma substância e mais 3 tabletes pequenos de maconha. Em uma destas ocorrências, uma mulher de 34 anos denunciou o ex-marido de práticas de violência doméstica e porte de entorpecentes, sendo o autor preso.
Outro fato que se destacou foi a descobertas e apreensão de uma plantação de pés de maconha na área urbana de Extrema. Após o recebimento de denúncias anônimas, os militares deslocaram até a rua 19 de Abril, para averiguar os fatos de que as plantas proibidas, estariam sendo cultivadas dentro de um cercadinho de bambu nos fundos de uma residencia e que no local haviam também drogas “doladas”, ou seja, prontas para a venda. De posse das informações a Polícia Militar se organizou para averiguar os fatos e deslocou até o local de forma estratégica. Enquanto uma guarnição realizava contato no local das denúncias, outra equipe se posicionou nas proximidades, em via pública, a fim de observar se teria alguma movimentação suspeita no imóvel. Pode ser percebido claramente pelos militares que estavam nas proximidades, o momento em que foram lançados para fora da residência algumas plantas assim como um outro objeto. Diante do flagrante, o respensável pelo imóvel assumiu a posse das drogas isentando os demais moradores do local, ao informar que não sabiam se tartar de plantas ilícitas. No objeto lançado junto com os pés de maconha, estavam algumas porções da droga já seca e embalada para o comércio o que no Brasil ainda é illegal.
Neste mesmo dia 15, a PM realizou um Mandado de Busca e Apreensão na residência de um suspeito, morador da Zona Rural de Córrego do Bom Jesus, onde foi apreendido uma arma de fogo e outra arma foi retirada de circulação pela guarnição PM de Itapeva, também na zona rural, no bairro Ribeirão fundo.
Estas ações são fruto do trabalho e dedicação dos militares participantes dessas ocorrências e que permanecem sempre de prontidão para bem servir r proteger o extremo sul das Minas Gerais.
Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional – 59º BPM