Na manhã da última quinta-feira, 19 de outubro, aconteceu na sede do 59º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira. O evento contou a presença do Prefeito de Extrema, Dr. Luiz Carlos Bergamin, e dos alunos da EMETI Professor Heili Mozar Simões. Durante a cerimônia foram hasteadas as bandeiras do Brasil, Minas Gerais e de Extrema, aproveitando o momento foi realizado protocolo para queima de bandeiras inservíveis.
Dr. Luiz Bergamin afirmou que atos cívicos como este deviam acontecer todos os dias nas escolas como era feito em seu tempo de criança. “Graças a Polícia Militar recuperamos esse ato cívico e a valorização da nossa bandeira nacional. Isso é o que mais precisamos nesse momento, recuperar essa autoestima do brasileiro, do nosso povo, na situação que estamos atravessando em nosso país o que nos conforta é uma bandeira, um hino nacional que faz a gente criar coragem e vencer todos os obstáculos e dificuldades que estamos passando”, declara.
De acordo com o Tenente Coronel Robinson Santos a cerimônia em homenagem a bandeira acontece em todos os Batalhões da Polícia Militar, na maioria das vezes de forma interna. “Esse ano começamos envolver as crianças e pretendemos fazer um evento de maior envergadura no próximo ano, envolvendo um número maior de alunos. A cerimônia também nos dá a chance de incinerar as bandeiras inservíveis de modo protocolar de acordo com que diz a lei. Essa é uma oportunidade de valorizar esse símbolo e a presença dos alunos é muito importante para nós, agradeço os professores, e tivemos a honra da presença do nosso Prefeito abrilhantando o nosso evento. Assim construímos a cidadania dos nossos pequenos”, afirma.