População traz demandas para debate na 1ª Conferência Municipal de Cultura

Cultura_BragançaA 1ª Conferência Municipal de Cultura ocorreu nos dias 9 e 10/08 no Napa (Núcleo de Apoio a Professores e Alunos) de Bragança Paulista. O foco principal foi a discussão sobre o Plano Municipal de Cultura, primeiro passo para a adesão do município ao SNC (Sistema Nacional de Cultura).

Na primeira noite, o encontro contou com palestra de Frederico Roth, consultor da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Ministério da Cultura para a implantação do Sistema Nacional de Cultura, que discorreu sobre o SNC e os eixos de discussão da Conferência Nacional de Cultura. Também na sexta foi aprovado em plenária o regimento geral da Conferência.

No sábado pela manhã os participantes se dividiram nos quatro eixos: Eixo I: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Eixo II: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Eixo III: Cidadania e Direitos Culturais; Eixo IV: Cultura e Desenvolvimento, para elaborarem as propostas. No período da tarde, a plenária se reuniu novamente para discussão e aprovação das sugestões de cada eixo e elaboração do relatório final da Conferência. Além da eleição dos delegados para a Conferência Estadual, que ficou da seguinte maneira: Delegado Nato – Noieraldo de Souza Camilo, Secretário de Cultura e Turismo; Delegado Agente Político – Luiz Henrique Duarte (Quique Brown), vereador; Delegado Suplente Agente Político – Florisvaldo Custódio Rodrigues (Pastor Valdo) vereador; Delegado Sociedade – Frederico Zenorini da Silveira; Delegado Suplente Sociedade – Carina Poli da Silva; Delegado Sociedade – Ivan Montanari Lima; Delegado Suplente Sociedade – Francislaine de Siqueira Calazans.

O relatório final foi redigido pelo relator geral da comissão organizadora da Conferência e nele constam todas as propostas da sociedade. O texto passa pelo Conselho Municipal de Cultura para homologação e volta para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que encaminha ao prefeito para a publicação na Imprensa Oficial do município. Sobre o SNC, o objetivo principal é descentralizar o sistema cultural no país e integrar as políticas dos municípios, estados e União. Dessa forma, os projetos terão metas e continuidade que irá além da alternância de governos. Estados e municípios assinam um termo de adesão à  iniciativa e, a partir daí, se comprometem a implantar a estrutura cultural exigida pelo MinC (Ministério da Cultura). Em contrapartida, o órgão federal oferece apoio para o desenvolvimento das políticas culturais.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam