Um é pouco, três é bom e sete é demais em se tratando de pessoas comuns em relação à prática de exercício físico e a qualidade de vida tão esperada. De qualquer forma, a preparação de um programa de exercício físico depende do resultado das avaliações funcionais, para quem é e qual o seu objetivo.
Agora, de acordo com bases fisiológicas não há nada confirmando que o exercício físico uma vez por semana seja aceitável para se ganhar um condicionamento físico, mas não se deve desaprovar a prática e sim estimular, pois infelizmente muitas pessoas dispõem apenas dos domingos para fazer uma atividade.
É importante esclarecer que não é possível obter uma melhora física realizando exercícios apenas uma vez por semana, isto porque para se chegar a um bom preparo físico seria necessário uma “rotina” de treinos para adaptar os músculos e o sistema cardiorrespiratório. Com atividade física um dia e depois seis dias sem realizar qualquer exercício torna-se impossível o condicionamento, podendo se tornar perigoso, pois o organismo se adapta aos estímulos musculares levando-o praticante a achar que estará bem preparado fisicamente, e aí ele começa a exigir cada vez mais do seu corpo, podendo surgir entre outros problemas, lesões articulares e musculares até possíveis complicações cardíacas.
Recentemente, estudiosos perceberam que a associação de exercício físico e saúde não necessitam de horas e horas de exercícios intensos. Pequenas sessões de 30 minutos por dia, na maior parte dos dias da semana, desenvolvidas continuamente ou mesmo em períodos cumulativos de 10 – 15 minutos, em intensidade moderada, pode representar o limiar para a população em geral adquirir o Passaporte para a Saúde. Para marcar este “gol”, cientistas do esporte e autoridades em saúde sugerem que todos deveriam se envolver em atividades físicas no seu dia-a-dia em casa, no trabalho ou na sua comunidade. Nessas aulas de treinamento podem-se incluir subidas e descidas de escadas, alongamentos, passeios com o cachorro, jardinagem, lavagem de carros, caminhadas em ritmo ligeiro, danças, pedalar ou nadar.
Entretanto, fazendo exercícios físicos pelo menos uma vez por semana, podemos alcançar uma importante descarga do estresse e das tensões do dia a dia, além de ser uma ótima forma de socialização do indivíduo, mas não é o ideal. Por isto faça atividade física sempre que puder, mas lembre-se que para obter um condicionamento é necessário evitar um intervalo muito grande, isto vale para todas as atividades físicas.
Rafael Guedes é professor de Educação Física, com pós graduação em Educação Física Escolar e Musculação e Condicionamento Físico. É sócio proprietário de Rafael Guedes Consultoria em Bem-Estar, onde trabalha como Personal Trainer desde 2006 e diretor técnico da Grupo de Corrida Rafael Guedes Consultoria em Bem-Estar.