Pouso Alegre amplia política de inclusão digital

telecentro

A Prefeitura de Pouso Alegre ampliou para seis as salas de telecentros comunitários que oferecem cursos gratuitos de informática para a população. Com o aumento no número de unidades, mais de 900 vagas estão disponíveis nas escolas municipais: Professora Maria Barbosa, Professora Clarisse Toledo, Professora Anita Faria Amaral, Professor Ângelo Consoli e Professora Josefa Torres. As inscrições para o segundo semestre podem ser feitas entre 5 e 15 de agosto e podem se matricular munícipes de todas as faixas etárias.

O município conta com o telecentro comunitário desde 2012, mas até o primeiro semestre mantinha apenas uma unidade. As novas salas foram criados a partir da integração com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), projeto do governo federal com foco na inclusão digital de alunos e professores que possuía salas ociosas durante o período noturno. “Trata-se de uma integração que deve gerar ótimos resultados. O objetivo é tirar o máximo proveito possível de equipamentos dos quais dispomos para auxiliar na educação de jovens e adultos. E a inclusão digital é parte importante da tarefa que temos de democratizar o conhecimento”, considera o prefeito Agnaldo Perugini.

Ao todo, sete professores vão orientar os estudos nos telecentros. A unidade do CAIC Árvore Grande funcionará em três turnos. As demais, apenas no período noturno. “Ampliamos em quase três vezes o número de vagas. O que significa que mais pessoas que ainda não têm acesso ou domínio das tecnologias digitais terão oportunidade para se integrar a esse novo mundo”, considera a secretária de Educação, Cleidis Regina Modesto.

Os telecentros são coordenados pelo Núcleo Municipal Tecnológico (NTM) e oferecem cursos de informática básica e avançada. Somente no CAIC Árvore Grande, há vagas para os cursos de Dosvox e NVDA, softwares voltados para deficientes visuais. As aulas terão início no dia 25 de agosto.

Foto: Prefeitura de Pouso Alegre

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam