Pouso Alegre é a primeira cidade do Sul de Minas a oferecer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) os exames de PET/CT, que visam detectar precocemente alguns tipos de câncer, beneficiando o paciente para um melhor tratamento da doença. O procedimento passou a ser oferecido a partir deste mês de novembro e poderá beneficiar toda a região. Os municípios com demanda do exame devem encaminhar o pedido para a Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre. O anúncio foi realizado na manhã do domingo, 29, pelo Prefeito Municipal, Professor Agnaldo Perugini, durante a Corrida Novembro Azul, realizada pela Prefeitura.
A conquista foi possível com o empenho da Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre, após o Ministério da Saúde publicar a Portaria 1340, de dezembro de 2014, incorporando o procedimento na tabela do SUS, para que os municípios interessados se organizassem para ofertar o exame. Pouso Alegre demonstrou interesse e deu encaminhamento ao processo.
O Prefeito Agnaldo falou sobre a importância de Pouso Alegre conseguir ofertar este serviço e outros importantes procedimentos. “Nossa Secretaria de Saúde está empenhada em oferecer a cada dia serviços de qualidade, que atendam as necessidades da população. Ao longo dos últimos anos lutamos para conquistar melhorias, em especial na área da oncologia, buscando junto ao Ministério da Saúde liberação de serviços para Pouso Alegre”, destaca.
Agnaldo reforçou ainda que neste ano já foram repassados mais de R$ 79 milhões para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, para custeio de atendimentos, além de repasses mensais para outros prestadores de serviço na área da saúde.
O PET/CT passou a ser oferecido neste mês de novembro e o financiamento é do Governo Federal, por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC), até dezembro de 2015. A partir do início de 2016, de acordo com a demanda apresentada em 2015, os procedimentos passarão a ser oferecidos pelo Bloco de Financiamento de Média e Alta Complexidade, do Ministério da Saúde. O SUS pagará R$ 2.107,22 por cada exame.
O procedimento é considerado o tipo mais avançado para detecções de câncer. O PET é um tipo de tomografia por emissão de pósitrons, uma modalidade de diagnóstico por imagem, que permite o mapeamento de diferentes substâncias químicas no organismo. O PET/CT é a junção deste equipamento a um tomógrafo computadorizado. Com a união de duas modalidades de imagens bem estabelecidas em um só exame, conseguindo definir o metabolismo celular e delimitar a anatomia, o que facilita para os especialistas na escolha do melhor tratamento.
Devido à composição de material radioativo, os pacientes precisam passar por um tipo de preparo antes do exame, recebendo orientação da Secretaria Municipal de Saúde. O procedimento deve ser autorizado, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, para a avaliação do câncer de pulmão com possibilidade de tratamento cirúrgico, do câncer de cólon (tumores no intestino), associado à metástase hepática, com possibilidade de tratamento cirúrgico e avaliação de linfomas antes, durante e após o tratamento.
O laudo deve ser preenchido pelo médico especialista em formulário próprio, para Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC), conforme determinação do Ministério da Saúde.