Foi suado. Disputado até o último segundo. Mas no jogo tenso, catimbado e aguerrido de parte a parte, pesou mais a valentia dos jogadores pouso-alegrenses. Com 1 a 0 sobre a forte equipe de Andradas, a equipe sagrou-se campeã pela segunda vez da Taça EPTV DE Futsal, de novo invicta.
A concentração e disciplina tática do grupo foram mais uma vez decisivas. Chegar ao final de uma competição disputada como essa com uma campanha invicta e encerrar com uma vitória emocionante na final mostra que conseguimos formar uma equipe aplicada e equilibrada coletiva e psicologicamente. Estamos felizes por trazer essa taça mais uma vez para Pouso Alegre. Mais que conquistar a taça, nossa equipe saiu da disputa como uma verdadeira campeã, comemora o técnico André Barreto, que, não por acaso, foi eleito o melhor técnico do torneio.
Retrospecto – A campanha invicta de Pouso Alegre impressiona, seja pela qualidade dos adversários, seja pelo equilíbrio da mais tradicional disputa de futsal amador da região. O investimento que fazemos no esporte é fundamental, porque ele abarca valores como a disciplina e a perseverança, tem a função educativa e ainda o poder de elevar a auto-estima de nossos munícipes, como no caso de mais essa brilhante conquista de nossa equipe de futsal, totalmente apoiada pela Prefeitura, pontua o prefeito Agnaldo Perugini. Pouso Alegre disputa a Taça EPTV de Futsal há 20 anos. Os bons resultados começaram a aparecer nos últimos quatro anos. Em 2009, a equipe sagrou-se campeã invicta. Nos anos seguintes repetiu boas participações, chegando à fase decisiva do torneio. O retrospecto do período impressiona. Mais de 89% de aproveitamento. Foram 25 vitórias em 28 partidas. Apenas duas derrotas e um empate.
Na primeira fase da disputa de 2013 não tomou conhecimento dos adversários. Passou com facilidade por Poços de Caldas (6X1), Congonhal (6X3) e Caldas (8X0). Na segunda fase, bateu a cidade de Ouro Fino (4X1). A resistência passou a ser maior a partir da terceira fase da competição. Com duas vitórias por 3 a 2 contra as equipes de São Lourenço e Alfenas. Na semi-final, um jogo eletrizante e a vitória nos pênaltis.
O secretário de Esporte e Lazer João Batista Rodrigues lembra que ano a ano o torneio tem ficado mais competitivo. Segundo ele, o fato de a cidade conseguir a classificação para a partida decisiva espelha a qualidade com que a prática do esporte vem sendo desenvolvida em Pouso Alegre. “Em uma competição tão tradicional, só os municípios mais organizados conseguem montar equipes competitivas. Não é um trabalho simples e reflete nossa capacidade de organização, nossa boa estrutura esportiva e as condições favoráveis que criamos para os nossos atletas”, destaca. (Foto: EPA)