A coordenadoria de acuidade visual da Secretaria de Saúde abriu nova fase de cadastramento de pacientes para realização de exames de detecção de glaucoma. Ao todo, 600 pessoas devem ser atendidas entre os dias 2 e 6 de fevereiro, na Policlínica do São Geraldo, onde o cadastramento começou a ser feito esta semana. O mutirão integra o programa Vibra Visão Brasil, do Ministério da Saúde. Em 2014, a iniciativa atendeu 1,2 mil pessoas.
A diretora de Acuidade Visual, Andreia Cardoso, explica que as inscrições para participar dos exames podem ser feitas na Policlínica ao longo das próximas semanas. Segundo ela, a prioridade será dada para as pessoas que estão nos grupos considerados de risco, isto é, com histórico de saúde que indicam maior probabilidade de desenvolver o glaucoma.
O Mutirão de Glaucoma se soma ao Mutirão da Catarata para reforçar as políticas públicas do município voltadas para a saúde visual. “São doenças que, na maioria das vezes, têm tratamento relativamente simples. Os mutirões nos ajudam a atingir um grande número de pacientes de forma periódica, com grande agilidade e eficiência”, avalia o secretário de Saúde, Luis Augusto Faria.
O exame de detecção
Como reforça Andrea Cardoso, diagnosticada a doença, o tratamento começa imediatamente. “Cada paciente vai passar por três exames específicos. Caso seja diagnosticado com glaucoma, no mesmo dia, ele será encaminhado ao médico oftalmologista para dar início ao tratamento com o colírio adequado para a doença”, esmiúça.
O glaucoma
Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.
Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica no globo ocular, que aumenta a pressão intraocular.
A principal característica do glaucoma de ângulo fechado é o aumento súbito de pressão intraocular. O glaucoma congênito (forma mais rara) acomete os recém-nascidos e o glaucoma secundário, que é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes e cataratas.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Pouso Alegre