Nesta quarta-feira (03), Prefeitura reinaugurou UBS do bairro Belo Horizonte, com o dobro do tamanho de área construída, 11 salas de procedimentos e 17 profissionais para atender a comunidade. Até o final do ano, outras duas unidades de saúde similares serão inauguradas nos bairros Foch e Cascalho.
A Prefeitura de Pouso Alegre iniciou nesta quarta-feira (03) uma nova fase de expansão dos serviços de saúde. No bairro Belo Horizonte, o prefeito Agnaldo Perugini e o secretário de Saúde, Luis Augusto Cardoso, reinauguraram a UBS (Unidade Básica de Saúde) Doutor João Evangelista. O prédio da unidade foi inteiramente revitalizado e passou por uma ampliação que dobrou sua estrutura de 133 para 290 metros quadrados. Com capacidade para fazer 3 mil atendimentos por mês em 11 salas bem equipadas, a UBS marca o início da série de inaugurações que vai ampliar a capacidade, eficiência e qualidade da Atenção Básica no município. Até o final do ano, outras duas UBSs, similares à do BH, serão inauguradas nos bairros Foch e Cascalho. Outras sete unidades de saúde passam por obras de reforma e ampliação. Estas serão entregues às comunidades ao longo de 2015.
Na cerimônia de inauguração da UBS, o secretário de Saúde reforçou a importância da adesão do município à Gestão Plena da Saúde, que abriu à cidade acesso a novos recursos e lhe conferiu autonomia para elaborar políticas públicas com maior abrangência e consistência. O secretário projetou um forte avanço das equipes de Estratégia de Saúde da Família para os próximos anos. Este ano, com a inauguração de mais duas unidades de saúde, elas subiram de 21 para 23. “Em 2016 serão 30 equipes de Estratégia de Saúde da Família atuando em todas as regiões da cidade”, garantiu.
Em sua fala, o prefeito Agnaldo Perugini reafirmou o compromisso de fortalecimento da Atenção Básica e lembrou que a administração continuará investindo pesadamente na estrutura das unidades de saúde.
A unidade
A reforma, ampliação e readequação da Unidade Básica de Saúde do bairro Belo Horizonte resultaram de investimentos de R$ 282,7 mil dos cofres municipal e federal. Com a intervenção, o prédio dobrou de tamanho. A unidade conta com 17 profissionais entre médicos, técnicos de enfermagem, auxiliares e dentistas, equipe preparada para fazer até três mil atendimentos por mês.
Durante a reforma, os moradores do bairro Belo Horizonte eram atendidos em um prédio alugado pela Prefeitura. Quando retornarem ao local onde ficava a antiga unidade vão se deparar com uma série de melhorias. A estrutura da UBS não ficou apenas maior. A unidade conta agora com salas equipadas para atendimentos específicos. Ao todo, são 11: sala de cuidados básicos, consultório ginecológico, sala de curativos, sala de coleta, sala de medicamento, duas salas de atendimento multiprofissional, sala de espera, sala de vacinação, escovário e consultório odontológico. Há ainda outras 10 salas para uso exclusivo dos funcionários: almoxarifado, arquivo, sala de esterilização e desinfecção, rouparia, sala de reuniões, cozinha, dois vestiários, depósito de lixo hospitalar e depósito de material de limpeza. Além disso, todos os banheiros da unidade de saúde são adaptados.
Gestão Plena
O município de Pouso Alegre assumiu a Gestão Plena da Saúde desde 1º de julho. A partir desta data, todos os prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam em território municipal passam a ter seus contratos geridos pela Secretaria de Saúde. Antes, este gerenciamento era feito pela Secretaria Estadual.
A Gestão Plena da Saúde é um modelo preconizado pelo SUS desde sua criação como forma de descentralização da regulação, controle, fiscalização e implantação das políticas públicas de saúde. A partir de agora, o município terá maior poder de fiscalização sobre os prestadores de serviço e autonomia para firmar novos convênios com o governo federal, abrindo caminho para ampliar a oferta de procedimentos médicos e a estrutura de atendimento local.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Pouso Alegre