Pouso Alegre realiza capacitação para conselheiros tutelares de 25 cidades da região

orsm-pousoalegre-site

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), realizou uma capacitação com conselheiros tutelares de Pouso Alegre e outros 24 municípios da região no último dia 31, no Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre, que abordou o tema “Trabalho Infantil”.
O palestrante foi o Procurador do MPT, Dr. Paulo Penteado Crestana. Ele explicou que a ideia foi fazer uma capacitação dos conselheiros tutelares para atuarem contra o trabalho infantil. “Geralmente os conselheiros não recebem uma capacitação específica para atuar em relação a essa violação do direito da criança. O intuito é trazer informação, sensibilização e estimular a atuação dos conselheiros tutelares sobre o tema”, destaca.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vem realizando inúmeras parcerias com o MPT, em busca de mais ações, sempre em benefício da população, como explica o Secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Aurélio da Silva. “O Dr. Paulo nos solicitou apoio para que fizéssemos uma capacitação com os conselheiros das cidades que abrangem a cobertura do seu trabalho e estamos aqui hoje para apoiar o Ministério Público, as cidades presentes e os novos conselheiros que tomaram posse neste ano”, afirma.
Participaram da atividade representantes das seguintes cidades: Albertina, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Caldas, Conceição das Pedras, Conceição dos Ouros, Consolação, Espírito Santo do Dourado, Estiva, Guaxupé, Heliodora, Ibitiura de Minas, Itajubá, Itapeva, Marmelópolis, Muzambinho, Paraisópolis, Poços de Caldas, Senador José Bento, Tocos do Moji, Toledo, Turvolândia, Wenceslau Braz e Extrema.
O CREAS ficou responsável por organizar toda a parte operacional e estrutural, enquanto o MPT se responsabilizou pela palestra e a capacitação em si.
Claudia dos Reis Granato é Conselheira Tutelar em Pouso Alegre. Para ela, a capacitação é extremamente relevante. “Nós que somos atuantes na área da defesa do direito da criança e do adolescente, temos que estar sempre buscando conhecimento. E principalmente sobre esse tema de hoje, o trabalho infantil, que nós temos casos aqui no Conselho Tutelar, onde nós, atores sociais, temos feito um trabalho grandioso”, ressalta.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>