O momento econômico excepcional está atraindo cada vez mais pessoas para Pouso Alegre/MG. Estimativa de crescimento populacional divulgada hoje pelo Instituto IBGE (Brasileiro de Geografia e Estatística) projeta para a cidade uma população de 140.223 habitantes, uma expansão de 7,36% na comparação com o censo realizado pelo instituto em 2010, quando o município abrigava 130.615 moradores. O avanço mantém Pouso Alegre como segunda maior cidade do Sul de Minas, posto conquistado em 2010, quando superou Varginha, hoje com 130.139 habitantes, e aproxima o município de Poços de Caldas, que viu sua população crescer 5,64%, chegando a 161.025 moradores.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Ação Regional, Raphael Prado, a migração para Pouso Alegre está intimamente ligada à geração de empregos. “A chegada de grandes empresas na cidade tem atraído famílias inteiras. São profissionais, em geral, com média e alta qualificação que ajudam a preencher as vagas de trabalho na cidade e contribuem para dinamizar ainda mais nossa economia”, analisa.
Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão estatístico ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, classificam a cidade como terceira maior geradora de empregos do estado, atrás apenas de Montes Claros e Contagem, municípios até seis vezes mais populosos. Conforme os dados do Caged, no mês de julho, o saldo entre demissões e admissões em Pouso Alegre foi positivo, 586 novos postos foram abertos.
No acumulado do ano, o mercado de trabalho pouso-alegrense segue ainda mais aquecido que os demais. De janeiro a julho, a cidade já ultrapassou a barreira dos dois mil postos criados, foram exatas 2.068 novas vagas. Boa parte dessas novas oportunidades surge nos setores de serviços e na indústria, ramos que tradicionalmente atraem profissionais de outras cidades. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico reforça o elo do crescimento populacional com a geração de empregos a partir de um estudo que fez em março deste ano. Cruzando dados do Caged dos últimos cinco anos com o Censo 2010 do IBGE concluiu que Pouso Alegre gerou mais que o dobro de empregos considerando a média mineira e brasileira.
Foram 10.783 postos de trabalho gerados, entre janeiro de 2008 e dezembro de 2012, para uma população de 130.615 habitantes, segundo dados do Censo de 2010. A média de um emprego para cada 12,1 habitantes é mais que o dobro do registrado pelo país (1/27,1) e em Minas (1/25,7).