Praças Presidente Vargas e Coronel Simeão ganham projeto de revitalização

praça 1

As praças Presidente Vargas e Coronel Simeão, no Centro de Extrema, ganharam um projeto que vai permitir uma ampla reforma, aguardada há muito tempo pela população. Desde abril, o projeto de requalificação e revitalização vem sendo amplamente debatido com a sociedade envolvida diretamente com as praças centrais, como moradores, comerciantes, taxistas e representantes do Santuário de Santa Rita, da Escola Estadual Odete Valadares, da Feira do Produtor Rural, da Associação de Artistas e Artesãos de Extrema (Crearte) e da Produção Associada ao Turismo. Os debates foram coordenados por um comitê de representantes de várias secretarias municipais. Após as sugestões de cada setor, foi finalizado o projeto que pretende transformar o complexo em um dos cartões-postais de Extrema.

Segundo a arquiteta Marina Vizini, responsável pelo projeto, que foi doado voluntariamente ao Município, a ideia é que o local ganhe ares de praça de interior, com elementos que harmonizem com seu entorno. “Não se trata de um restauro arquitetônico nem um projeto totalmente moderno que negue a arquitetura local. É um projeto singelo, como se a praça, ao final da revitalização, pareça que sempre foi daquele jeito”, sintetiza. Alguns elementos típicos de praças devem ser incorporados ao espaço, como uma bica, um coreto e uma fonte com chafariz, homenagem ao “Conservador das Águas”.

O projeto de revitalização surgiu após a constatação de que a Praça Presidente Vargas não comporta mais eventos como os que são realizados hoje. Uma das propostas é desobstruir a visão que os pedestres têm da fachada do Santuário de Santa Rita. A praça apresenta ainda alguns espaços vazios, que serão corrigidos com o novo projeto.

O objetivo é que as duas praças dialoguem com as construções que estão dentro e no entorno, como o Santuário de Santa Rita, a sede da Crearte, o prédio da Escola Estadual Odete Valadares e o Clube Literário. Com a requalificação dos espaços, os eventos realizados atualmente ali poderão ser realocados para espaços próximos, como o Extrema Futebol Clube, que está sendo reformado pela Prefeitura após assinatura de termo de comodato válido por 30 anos.

Ordenamento do espaço na Praça Presidente Vargas

O projeto da Praça Presidente Vargas contempla espaços circulares côncavos, mais convidativos para as pessoas permanecerem ali. A Feira do Produtor Rural será mantida, agora ocupando a parte da frente. Os táxis também serão trazidos para a frente da Casa da Cultura. O projeto propõe um bloqueio natural para o acesso aos canteiros, com espécies de floração permanente. No trecho posterior da igreja, a ideia é melhorar a circulação de pedestres onde hoje eles precisam disputar espaço com veículos estacionados, raízes de árvores e canteiros. No novo projeto, as áreas destinadas ao estacionamento de carros serão demarcadas com diferenciação de níveis e de revestimentos.

Arquitetura valorizada na Praça Coronel Simeão

A revitalização da Praça Coronel Simeão foi planejada de forma a retomar a importância da E. E. Odete Valadares enquanto elemento arquitetônico e urbano. Para isso, o estudo apontou a necessidade de retirada dos quiosques que hoje estão no local, como forma de desobstrução visual da fachada do colégio. O Clube Literário também seria valorizado e integrado ao espaço, fortalecendo sua vocação educativa. Um dos grandes destaques da nova Praça Coronel Simeão é um pequeno anfiteatro, que poderá ser usado como espaço para aulas ao ar livre, recitais e pequenas apresentações artísticas. A ideia aqui é aproveitar a inclinação natural do terreno para criar as “arquibancadas”.

Fonte: Ascom – Prefeitura de Extrema

praça 2praça 3praça 6praça 7praça 8

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam