O pré-natal psicológico (PNP) é um novo conceito em atendimento perinatal voltado para maior humanização do processo gestacional, do parto e do exercício da paternidade/maternidade.
O objetivo desse tipo de atendimento é integrar a gestante e seus familiares em todo o processo da gravidez e pós-parto, através de encontros temáticos com foco na preparação psicológica para a maternidade e paternidade e também, quando necessário, de consultas individuais que irão cuidar destes aspectos emocionais que envolvem esse período tão intenso.
A gravidez pode ser sobrecarregada por muitos transtornos do humor, em particular pela depressão. A maioria das mulheres, principalmente as de classe média e baixa, encontra na vivência da maternidade algum nível de sofrimento psíquico, físico e social no período pré e pós-parto. Essa vivência está justamente no sentido contrário ao da crença popular que diz que a gravidez é um período de alegria para todas as mulheres.
O pré-natal psicológico pode ser uma ferramenta muito importante para prevenir estes problemas, diminuindo assim o uso de medicamentos para depressão no pós-parto e possibilitando que a mulher viva a experiência da maternidade de forma mais plena e tranquila.
Débora Meister Ortola
Psicóloga da Gravidez e Puerpério, Orientação e Aconselhamento de Pais (Educação não-violenta e Comunicação Empática).
Atende na clínica Neo Vida e no espaço Anne Terapias