Carregando boas colocações em índices nacionais e estaduais de boa gestão e qualidade de vida, a cidade de Itapeva encerra o ano de 2019 com uma boa perspectiva.
O município alcançou a 71ª posição como melhor cidade de Minas Gerais e a 778ª melhor do Brasil, de acordo com o Índice Firjan de Qualidade de Vida. Já em relação ao Índice Firjan de Gestão Fiscal, Itapeva figurou a 27ª cidade no Estado e a 368ª no país. No Ranking de Eficiência Municipal do Jornal Folha de São Paulo, a cidade ficou entre as 300 melhores em todo o Brasil.
Cláudia Viveani de Morais, a “Vivi”, acredita que “com atos simples e verdadeiros, os frutos são colhidos e chegam os reconhecimentos quanto aos trabalhos”.
“Contra fatos, argumentos não há e os números falam por si e revelam que com ações sérias e empenho de todos é sim possível fazer de uma cidade um lugar melhor para se viver”, pontua.
Vivi afirma que há em sua gestão um respeito ao que já foi realizado por gestões anteriores. Ela comenta que a Administração Municipal trabalha buscando prosseguir com os avanços, corrigir eventuais falhas, agindo sempre com honestidade e determinação. O objetivo, segundo ela, é proporcionar novas conquistas à população.
Sobre o ano de 2019, Vivi afirma que a Administração Municipal seguiu trabalhando para atender o máximo de demandas da população, dando ênfase às mais urgentes, em todas as áreas de trabalho: Educação, Saúde, Esportes, Cultura, Meio Ambiente, e outras.
A Prefeita esteve, ao longo do ano, regularmente, em reuniões e em contato com parlamentares, buscando convênios e emendas para proporcionar mais desenvolvimento e melhor qualidade de vida aos itapevenses.
Ela destaca que também houve dificuldades, mas que muitas vezes foi possível contorna-las. “Dentro das limitações impostas pelos confiscos de receitas por parte do Governo Estadual, realizamos manutenções/conservações de estradas rurais/vicinais, conseguimos honrar com nossos compromissos quanto à folha de pagamento (incluindo 13º Salário), bem como realizamos diversas ações nos campos de educação, saúde e social, meio ambiente e esportes além de também não nos esquecermos da ações cultura/turismo realizando eventos que ajudaram a fomentar a economia local neste ano.”
Em obras, por exemplo, a operação Tapa Buracos alcançou diversos pontos da cidade, bem como foi entregue um Centro Municipal de Educação Infantil, possibilitando um aumento no número de vagas e, consequentemente, mais tranquilidade para o munícipe que precisa deixar os filhos na creche.
“Enfrento, juntamente com o Vice-Prefeito Carlão e toda a equipe de trabalho, muitas lutas, dificuldades e afirmo que estamos tendo muitas conquistas para o povo itapevense. Trabalhamos sem cessar, pois acreditamos que é sim possível fazer muito, mesmo com poucos recursos”, afirma a Prefeita.
“Na infraestrutura, investimos de modo a melhorar a qualidade de vida, realizando manutenção e conservação de pontes, estradas rurais e vias públicas”, comenta. Já na área social, a Administração visou dar seguimento às políticas sociais e pretende dar ao CRAS um espaço ainda mais adequado para a realização das suas atividades a partir de janeiro.
Outro setor que a Prefeitura deu atenção especial foi à segurança pública. A Prefeita afirmou que os laços com as polícias militar e civil têm sido mantidos, visando mais segurança e paz social em toda a extensão do município.
Projeções
Cláudia Viveani afirma que 2019 foi um ano desafiador e que impôs muitas dificuldades. Contudo, a expectativa para o ano vindouro é positiva.
“Ocorrerão pavimentações em diversos pontos do município em 2020, nas zonas urbana e rural. Também devemos concluir a pavimentação de trechos 01 e 02 do acesso à Pedra Chata, nosso principal atrativo turístico.”
Segundo ela, também estão previstas as aquisições de novos veículos para renovação da frota municipal. Também a saúde seguirá recebendo investimentos, assim como os projetos culturais e da área da educação. Atualmente, segundo a Administração, as maiores demandas de Itapeva encontram-se na necessidade de criação de vagas no ensino fundamental, bem como na contínua meta da ampliação de empregos e renda através da instalação e da manutenção de indústrias e de empresas no ramo do comércio e de prestação de serviços.
“Quanto à questão de vagas escolares, estamos trabalhando para a construção de uma nova unidade escolar e para a conclusão da creche no Distrito Tropical Flores. Quanto às empresas, seguimos sempre em tratativas para que mais empresas possam se instalar em Itapeva, e procuramos manter uma boa relação com as empresas aqui já instaladas, ajudando naquilo que nos for possível para que possam seguir gerando empregos e rendas, de modo direto e indireto, ao povo itapevense”, conclui.
“Sabemos o que é preciso fazer e vamos trabalhar muito mais para deixar Itapeva cada vez melhor para todos nós. Face às limitações financeiras, nem sempre podemos realizar tudo aquilo que a nossa população carece e merece, mas temos a meta de sempre realizar o máximo possível com muita dedicação, honestidade e fé”, finalizou a Prefeita.