Em reunião com a presidente da Sabesp, acompanhado do deputado estadual Edmir Chedid e do vereador Vardão Barduino, ficou definido que a obra deve se iniciar até dezembro deste ano
O prefeito de Vargem, Aldo Moyses, esteve nesta última quarta-feira, 21/08, junto do deputado estadual Edmir Chedid realizando reunião com a diretora-presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Dilma Pena, e outros diretores da companhia para tratar de assuntos ligados a área de saneamento básico do município de Vargem. A principal solicitação feita pelo prefeito Aldo Moyses e atendida pela Sabesp, por intermédio do deputado estadual Edmir Chedid, foi a implantação de uma rede de distribuição de água no bairro do Guaraiúva. Além disso, também haverá o início de estudo para o projeto de tratamento de esgoto do bairro e foi confirmada a construção de dois reservatórios de água de 500.000 litros, somando 1 milhão de litros para a cidade.
A reunião ocorreu na cidade de São Paulo e contou com a presença do vereador Vardão Barduino, do diretor de Meio Ambiente, Alexandro de Souza, do responsável pelo Departamento de Obras, Décio Elias da Silva, coordenador de Governo, Michele Consolmagno, assessor de Gabinete, Airton Moraes, e o presidente do PSDB-Vargem, Kiko.
Água tratada no bairro do Guaraiúva
A reunião com a presidente da Sabesp partiu de solicitação feita pelo prefeito Aldo Moyses em conjunto com o deputado estadual Edmir Chedid a Geraldo Alckmin, quando o governador visitou a cidade de Vargem no início deste mês de agosto para inaugurar a Rodovia Entre Serras e Águas no próprio bairro do Guaraiúva.
De acordo com Dilma Pena, a obra da rede de distribuição de água estará iniciada até dezembro de 2013. Já o prefeito Aldo Moyses falou sobre a importância desta obra. “É uma grande conquista. Há muito tempo lutávamos por isso, pois trata-se de uma obra que a população necessitava muito. Água tratada é também mais saúde a todos”.
Aldo Moyses explicou aos presentes que as 350 famílias que vivem no local ainda dependem da água retirada de poços artesianos, muitas vezes construídos próximos às fossas sépticas. No total são 1,6 mil moradores que aguardam ansiosamente pelos investimentos da Sabesp em Vargem conforme as solicitações que estamos apresentando há vários anos à companhia de saneamento básico junto do trabalho exercido pelo deputado estadual Edmir Chedid fazendo esta “ponte” entre a Prefeitura e o Governo do Estado, disse.
O prefeito informou que o Plano Municipal de Saneamento Básico não define quais os investimentos devem ser aplicados para a implantação do abastecimento de água para o Guaraiúva. Este documento, segundo ele, também não faz referências à coleta de esgoto, fato que tem provocado a insatisfação da comunidade principalmente durante o pagamento do IPTU.
A diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena, concluiu que irá realizar a elaboração de projeto e a análise de viabilidade legal, técnica e econômica para definir os critérios de implantação das redes de água (ainda este ano) e esgoto (nos próximos anos). Este será o primeiro passo para chegarmos à conclusão de um projeto definitivo que poderá resultar nas melhorias ao Bairro do Guaraiuva, finalizou.
Aproveitando a ocasião, o prefeito Aldo Moyses levou à Sabesp a demanda de outros bairros do município que não possuem rede de água e esgoto como o bairro dos Cunhas, Piúca e dos Mouras.
Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)
Sobre as obras da Estação de Tratamento de Esgoto, reiniciadas em março desde ano, a Sabesp confirmou o cronograma e, com 40% das obras concluídas, disse que até setembro de 2014 ela já estará em pleno funcionamento.
Parque Ecológico Municipal
O prefeito Aldo Moyses e o deputado estadual Edmir Chedid também solicitaram à diretora-presidente Dilma Pena a formalização de uma parceria para construção de um parque ecológico municipal no quilômetro 10 da Rodovia Fernão Dias (BR-381).