Prefeito comparece na 1ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal e responde questionamentos dos vereadores

site-reuniao-camara

Crédito: Natália Pellicciaro

Nesta terça-feira, 07 de fevereiro, o Prefeito Jesus Chedid, acompanhado pelo vice Amauri Sodré, esteve presente na 1ª Sessão da Câmara Municipal de Bragança Paulista respondendo questionamentos e dúvidas dos vereadores.

A sessão não teve projetos na pauta e contou com duas inscrições na Tribuna Livre, a primeira foi a Assistente Social Ismara Carvalho, apresentada pela presidente da Casa, Beth Chedid, que falou sobre os trabalhos do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e políticas públicas para a proteção da mulher; a segunda foi Assunção Santos, apresentada pelo vereador Marcus Valle, que discorreu sobre transição de governo, transparência, controle social e a Lei de Acesso à Informação – LAI.

Após as manifestações na Tribuna, o prefeito Jesus se posicionou na mesa diretiva e ressaltou que sua Administração é pautada, principalmente, no diálogo e na transparência, que deseja manter um bom relacionamento com os membros da Casa Legislativa, afirmando que toda população de Bragança Paulista se beneficiará com isso.

O primeiro a manifestar-se foi o vereador Marcus Valle, que questionou sobre o contrato com a Organização Social ABBC e o Carnaval 2017. Em resposta, o prefeito explicou sobre as reuniões e tratativas com a instituição junto com a Comissão de Programação Orçamentária e Financeira, colocando todos a par do fim do contrato com a ABBC em março e início de novo processo licitatório.

Quanto ao Carnaval, o prefeito afirmou que é uma manifestação cultural importante para a cidade, inclusive para o movimento do comércio, turismo e outros setores, e que o objetivo é até o fim do mandato ser custo zero aos cofres públicos. Que neste ano já está economizando muito no repasse às escolas de samba e estrutura, destacando que conseguiu o apoio da Secretaria de Turismo do Estado, através do Deputado Edmir Chedid, para a instalação das arquibancadas, o que representa uma economia de quase meio milhão de reais.

O vereador Gabriel apontou as dificuldades encontradas no trânsito nas estradas rurais e pontes e os problemas que a cidade enfrenta com as enchentes. O prefeito aproveitou para anunciar que conseguiu doação de fresa asfáltica para a manutenção das estradas rurais e operação tapa-buracos nessas áreas, onde a Secretaria de Serviços já está atuando, inclusive na recuperação das pontes. Acrescentou ainda que está batalhando junto aos governos Estadual e Federal a fim de conseguir recursos para o projeto de combate às enchentes no município, que está trabalhando com ações de curto, médio e longo prazo. Reunindo toda a região bragantina nessa causa, como foi na reunião realizada na Casa Civil, em São Paulo.

A vereadora Fabiana Alessandri também fez alguns apontamentos sobre o Carnaval e as enchentes que assolaram a cidade em meados de janeiro. Além de discutir sobre o desenvolvimento econômico da cidade. Jesus ressaltou que sua equipe já está mobilizada para atrair novos negócios e indústrias para Bragança Paulista, que inclusive já esteve reunido com o vice-governador e responsável pela pasta no Estado, Márcio França, e promete boas notícias nesse segmento.

Sidiney Guedes destacou as ações da Administração na educação, que enfrentou os problemas encontrados no início da gestão e vem fazendo melhorias para o início das aulas na rede, principalmente com relação às condições precárias encontradas em algumas escolas.

A situação dos moradores de rua na cidade foi explorada por Natanael Ananias, que parabenizou a atuação do Prefeito diante da situação complicada que se encontrava Bragança. Jesus completou que é uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Segurança e Defesa Civil, Saúde e Ação e Desenvolvimento Social, que estão dando a atenção necessária a todas as pessoas nessa situação. Em 35 dias conseguiu diminuir o número de 81 para 15 pessoas em situação de rua, simplesmente encaminhando-os para os serviços que precisavam.

Quique Brown pediu para que o prefeito dê atenção especial aos conselhos municipais, dada a importância deles junto a Administração Municipal. E Mário B. Silva destacou a retomada da realização dos exames na área de saúde como um ponto importantíssimo da Administração, entre outros assuntos. Enquanto o vereador Marcolino destacou a política austera do prefeito Jesus Chedid e da retomada da valorização do funcionalismo. E Rita Leme solicitou que olhasse com carinho para todos os projetos e políticas públicas que beneficiassem as pessoas com deficiência.

O contrato com a empresa de transporte público coletivo, Nossa Senhora de Fátima Auto Ônibus, também foi tema de questionamentos do vereador Cláudio Moreno, aproveitando para parabenizar as ações de fiscalização da frota. O prefeito destacou que, de acordo com o contrato, a empresa deverá colocar 33 ônibus novos na cidade até junho, se não for cumprido estudará a rescisão contratual com a empresa.

O esporte foi abordado pelo vereador Tião do Fórum. A distribuição dos Kits Escolares e Uniformes para os alunos da rede, foi um dos temas levantados por João Carlos Carvalho. E as parcerias com a Santa Casa e HUSF na saúde pelo vereador Dr. Cláudio Duarte. Na oportunidade, discutindo sobre os índices de mortalidade infantil na cidade, o prefeito Jesus disse que pretende voltar com os programas Arco-íris e Beija-flor, que prestam assistência às grávidas e crianças.

Ditinho Bueno enalteceu essa abertura da Administração junto aos vereadores da Casa, destacada também pelo vereador Paulo Mário e pela presidente da Câmara, Beth Chedid. Os vereadores Basílio Zecchini Filho, Moufid Bachir Doher e Antonio Bugalu não se manifestaram.

O Prefeito Jesus encerrou sua participação na sessão valorizando essa abertura que terá na sua gestão com relação às demandas dos vereadores, que sempre estará aberto ao diálogo e participará de outras sessões, sempre que necessário.

Os secretários municipais Marina de Oliveira (Saúde), Aniz Abib Junior (Serviços), Fábio Machado (Meio Ambiente), Marcos Tasca (Governo e Desenvolvimento Econômico), Luciano Lima (Finanças), Margarete Alvarenga (Ação e Desenvolvimento Social), Adilson Condesso (Educação), Manoel Botelho (Mobilidade Urbana) e Maurício da Cunha (Recursos Humanos) estiverem presentes acompanham o prefeito.

Por: Natália Pellicciaro

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam