Nesta sexta-feira, 05, o Prefeito Daniel Pereira do Couto participou da primeira reunião ordinária do CISAMESP que conta com 32 cidades consorciadas para ações conjuntas na área de saúde pública.
A reunião, presidida pelo Prefeito de Pouso Alegre Rafael Simões, contou com dez prefeitos e com diversos secretários municipais de saúde. Houve prestação de contas de ações e de recursos gastos no ano de 2020 e dos primeiros sessentas dias 2021.
Foram destacadas questões como a que a COVID-19 vem prejudicando as cirurgias eletivas, eventual mutirão para cirurgias de catarata no mês de maio e o pleito da CISAMESP para que o Governo de Minas Gerais transforme a microrregião sul em macrorregião para que as cirurgias de alta complexidade sejam destinadas às cidades que compõem o CISAMESP.
Também foi citado o projeto para construção de centro cirúrgico ambulatorial com duas salas e salas de recuperação de modo a desafogar as atividades no hospital regional; bem como a sugestão para que as cidades padronizem seus decretos de combate ao COVD-19 e o surgimento da fase roxa no programa Minas Consciente.
Por fim, de forma unânime foi rejeitada, preliminarmente, a inclusão do Município de Caldas no consórcio de saúde e foi discutida a adesão à FNP para eventuais compras de vacina.
Diante do estabelecido nesta reunião, por determinação do Prefeito Daniel Couto, a Prefeitura de Itapeva aderiu hoje ao consórcio para compra de vacinas contra o coronavírus junto à Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Itapeva