O prefeito Edmar Dias esteve em Brasília, nesta semana, participando do 8º Fórum Mundial da Água que reúne representantes de países de todos os continentes, entre chefes de estado, sociedade civil e empresas. Os participantes discutiram soluções políticas e tecnológicas para enfrentar as dificuldades de acesso a água potável e também estancar a crescente diminuição da quantidade de água doce em todo o mundo, problema que vem sendo causado por uma série de intervenções do homem na natureza.
“No Brasil, apesar da quantidade de rios existentes no país como um todo, temos uma distribuição bastante desigual da água doce, com abundância na região Norte e escassez no Nordeste, principalmente. Temos ainda um grave problema quanto ao saneamento básico e com a crescente diminuição do volume dos rios por todo país, decorrente das mudanças climáticas, oriundas da ação do homem e do constante aumento do consumo”, disse o prefeito.
Atualmente cerca de 40% das pessoas de todo o planeta são afetadas por esse problema, sendo que mais de 2 bilhões de pessoas fazem uso de água insegura e 4,4 bilhões não possuem saneamentos gerenciado de forma apropriada. Segundo dados divulgados no fórum, o problema é muito mais grave em países em desenvolvimento.
“Em Camanducaia, felizmente, vivemos outra realidade, o que não significa que não tenhamos que nos preocupar com consumo consciente e preservação ambiental. Estamos trabalhando para preservar nossos recursos hídricos e implantando um sistema de tratamento do esgoto no município. Com o projeto Guardião das Águas, estamos cercando nascentes e cuidando dos cursos d`água, evitando que muitas das nossas minas sequem. A Copasa está finalizando a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto): uma em Camanducaia e outra em Monte Verde, e ampliando a capacidade de produção do sistema de abastecimento de água da cidade. O investimento nessas ações da Copasa gira em torno de R$ 17 milhões”, falou Edmar.
Em Camanducaia, cerca de 95% da população urbana tem acesso a água tratada. Estamos bem acima da média do Brasil que é de 83,3%. O município possui, além de inúmeras minas de água e pequenos córregos, dois grandes rios, o Camanducaia e o Jaguary, que ajudam a abastecer importantes cidades do Estado de São Paulo.
Fonte: Ascom – Prefeitura de Camanducaia