Prefeito Fernão Dias realiza sorteio de endereços das primeiras 51 casas do Bragança F2

1

 

Após 12 anos de espera, 51 famílias do Conjunto Habitacional Bragança F2 (Adilson Xavier Leitão), contempladas em 2002, tiveram a oportunidade de começar a concretizar o sonho da casa própria. Isto só está sendo possível graças a Administração Fernão Dias, que sorteou na noite desta segunda-feira, dia 15, o endereço das residências.

O evento, realizado na escola municipal Maria Erci Ramos Valle, localizada no bairro Henedina Rodrigues Cortez, contou com a presença do prefeito Fernão Dias, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Leme, da vice-prefeita Professora Huguette, do líder de atendimento habitacional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Nilton José Dolce, de secretários municipais, além das 51 famílias contempladas.

O momento histórico foi iniciado com os pronunciamentos das autoridades. Em sua fala, a vice-prefeita Professora Huguette destacou que o sorteio do endereço é um dia muito importante para todas estas famílias, pois além de sair da espera, os munícipes conhecerão seus vizinhos. “Temos que fazer uma reflexão com este sorteio de endereços, este momento fará com que vocês saibam quais serão seus vizinhos. E ao invés de receberem esta notícia com temor, pensem no que cada um poderá aprender com afamília que ficará por muitos anos ao lado de vocês”, relatou Huguette.

Já em sua explanação, Fernão Dias disse estar muito aliviado com a conclusão de algumas das casas do Bragança F2, pois está concretizando o sonho de pessoas que esperaram demais. “Estou aliviado, pois faz 12 anos que venderam papel para vocês, são 12 anos de obras paradas. É inadmissível esperarem por tanto tempo. Assumi o compromisso de rever a questão das moradias populares e é isso que estou fazendo”, enfatizou o prefeito.

Fernão também salientou a importância da casa própria na vida dos cidadãos e informou aos munícipes presentes quais serão as outras ações de governo voltadas à habitação. “Depois do nome, a maior riqueza de um homem é a casa própria. Por isso habitação é prioridade no meu governo. Estão sendo construídas mais de 1500 unidades habitacionais para o povo bragantino”, disse.

Em seguida, foram sorteados os endereços. Uma autoridade presente retirava em uma urna o nome do morador contemplado e o próprio munícipe sorteava, em outra urna, seu endereço. Após isso, os moradores passaram pela mesa com os funcionários do CDHU para colocar o endereço sorteado no mapa. Este mapa serve de controle para a elaboração do contrato que os contemplados terão que assinar para receberem as chaves.

O prefeito Fernão Dias já entregou 145 casas em abril deste ano, do conjunto habitacional Bragança LU, no bairro Águas Claras. Além destas, serão entregues ainda à população as 239 unidades restantes do Bragança F2 e os conjuntos habitacionais Nicola Cortez, com 423 unidades, Padre Zecchin, com 79, Dr. Tartari, com 80, e Marcelo Stefani, com 712 unidades.

 

Histórico Bragança F2

Mesmo não tendo nenhuma casa construída, a Administração da época sorteou 374 casas. Com isso, todas essas famílias ficaram na espera da construção e entrega das unidades. Em 2002, o sistema de construção estabelecido foi o Habiteto (mutirão), em que a CDHU dava o material e as famílias entravam com a mão-de-obra.

Anos depois, a empresa ABTSI foi contratada para realizar as construções. No entanto, em virtude das falhas de gestão, a empresa contratada para gerenciar as obras não cumpriu o contrato. Como consequência, as casas não foram totalmente construídas e o dinheiro foi mal gasto.

Em 2007, a Administração Municipal fechou contrato, então, com a Associação Comunitária de Habitação Popular de Bragança Paulista (Acohab) para a correção e término de 84 construções, ainda no sistema Habiteto (Mutirão). As unidades foram terminadas e entregues em 2012. A obra das 290 casas restantes ficou um ano e meio parada por decisão da Justiça, sendo necessária uma nova licitação em 2009, com início das construções em 2010.

Em 2013, houve novo aditivo de supressão, em que foram divididas as responsabilidades para a construção das 290 casas restantes. A atual Administração ficou responsável pela construção de 206 unidades, por meio de Administração Direta, sendo que, destas, 51 já estão com os endereços sorteados. Já as outras 84 unidades serão de responsabilidade de empreitada global, por meio da CDHU, que realizará licitação da construtora.

 

6 4 2

Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>