Bragança Paulista terá nova Organização Social de Saúde operando os serviços de Atenção Básica sob a gestão da Secretaria Municipal de Saúde.
Nesta segunda-feira, 14, o Prefeito Jesus Chedid assinou o contrato com a Organização Social REVIVA SAÚDE (Associação Casa de Saúde Beneficente de Indiaporã), vencedora do chamamento público, que deverá operar a Atenção Básica em Bragança Paulista a partir de 1 de setembro.
Representando a OS, José Carlos da Silva Rodrigues, Diretor Presidente, Maristela Maia, Diretora Geral, Marco Aurélio de Araújo, Diretor Administrativo, entre outros profissionais do corpo técnico e administrativo.
Na ocasião, José Carlos ressaltou que a Reviva Saúde chega em Bragança Paulista para somar e realizar um trabalho conjunto em prol da população. “O bom atendimento na saúde é nosso compromisso com Bragança”, finalizou.
A solenidade foi realizada no Gabinete Executivo da Prefeitura de Bragança Paulista e contou com as presenças do Prefeito Municipal Jesus Chedid, vice Amauri Sodré, secretários municipais, vereadores, assessores e imprensa local.
A Administração Municipal focou na gestão da saúde pelo poder público, fiscalizando e cobrando a Organização Social que atuará no município. A gestora do contrato é a Secretária Municipal de Saúde, Marina de Fátima Oliveira, que reforçou o novo cenário da saúde em Bragança, onde a OS é parceira na operacionalização do sistema e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, a gestora da saúde pública.
“A população pode voltar a confiar na saúde oferecida pela Administração. Já temos uma melhora significativa e gradual desde o início do ano, agora vai melhorar ainda mais. Em 1 de setembro, Prefeitura e Reviva Saúde farão uma nova história na gestão das 29 unidades de saúde do município – uma saúde remodelada”, explicou Marina.
O contrato de gestão com o Município é para executar ações e serviços de saúde na atenção básica, com ênfase na estratégia de saúde da família. Nele a OS atuará em regime de cooperação com o Município, sempre visando a qualidade dos serviços prestados aos usuários, mediante atendimento humanizado. Dentre as vantagens desse contrato com o terceiro setor estão a agilidade e qualidade na seleção e contratação de funcionários e nas aquisições de materiais e serviços, possibilidade de contratação de profissionais especializados com agilidade, controle dos serviços, de forma quantitativa e qualitativa, através do cumprimento das metas estabelecidas contratualmente, conhecimento técnico comprovado, no desenvolvimento dos serviços na área da saúde.
O Prefeito Jesus Chedid reforçou a importância da data, que marcou a verdadeira mudança na operacionalização da saúde no município. “Buscamos trabalhar sempre em prol daqueles que mais precisam e recorrem ao sistema único de saúde. A nova OS vai operar em praticamente 50% da saúde em Bragança Paulista e esperamos, principalmente, que atendam bem a população e que deixem todos felizes com os serviços prestados”, concluiu.
A Prefeitura de Bragança Paulista vai analisar a capacidade e as condições de prestação de serviços, fiscalizando, acompanhando e avaliando a execução do contrato. Cabe ressaltar que Secretaria de Saúde deverá instituir uma Comissão de Acompanhamento e Avaliação do contrato de gestão, que se reunirá mensalmente para verificação da prestação dos serviços.
Dentre as próximas ações da Administração Municipal, em breve será aberto um processo licitatório que vai selecionar organização social para a operacionalização dos serviços de atendimento de urgência e emergência na cidade.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista