Ao todo, a cidade conta com mais de 100 km de fibra óptica implantadas, o equivalente a distância de Extrema a Campinas (SP)
A Controladoria-Geral e a Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão seguem ampliando a malha viária de fibra óptica no município, permitindo que a população seja beneficiada com conexões de alta performance com a internet. O cronograma com os bairros está previamente agendado pela empresa vencedora do certame e visa contemplar todos os territórios que ainda não receberam a tecnologia.
Recentemente, o trabalho foi iniciado no Bairro Salto de Cima e contemplou a escola recém-inaugurada Alcebíades Gilli. No local, foi realizada a transferência da fibra da escola antiga, situada a 550 metros, para a unidade nova, o que integra o plano de melhorias na infraestrutura da malha. Quando concluída, a ampliação vai beneficiar os moradores de todo o Salto com conexões mais rápidas e resistentes.
A preocupação em modernizar as instalações municipais com acesso à internet, em benefício da população que é atendida diariamente, é antiga. As primeiras iniciativas ocorreram em 2013, quando as unidades de saúde passaram a ser beneficiadas por internet via rádio, sistema este que se mostrou bastante eficiente para a época e proporcionou agilidade nos atendimentos, possibilitando a unificação do sistema de saúde na cidade.
Com o crescimento populacional do município, e consequentemente do aumento das demandas em todos os setores, a Prefeitura trocou a internet via rádio pela fibra óptica, que permite a transmissão de dados na velocidade da luz, com mínima taxa de perdas. Desde 2019, a malha viária, composta de cabeamento em postes, está sendo ampliada, com prioridade para os estabelecimentos públicos.
Sobre a fibra óptica
Trata-se da mais moderna tecnologia de transmissão de informação em alta velocidade, possibilitando mais agilidade na conexão, seja para navegar, assistir filmes, séries, trabalhar, entre outras atividades. A vantagem da fibra óptica é o seu cabo reflexivo, da espessura de um fio de cabelo (revestido por uma capa protetora), composto por filamentos de vidro ou plástico. A inovação permite aos dados viajarem por meio de feixes de luz, tornando a velocidade da internet muito superior ao cabo metálico.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema